O ensino médico baseado em problemas: uma experiência construtivista

  • Carlos Roberto Caron Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
  • Maria Augusta Bolsanello Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: educação médica, PBL, construtivismo

Resumo

Esta pesquisa investiga e analisa as concepções de alunos de um curso de medicina sobre sua aprendizagem na disciplina de semiologia médica na qual é adotada uma adaptação do método de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP), em uma perspectiva construtivista piagetiana. A investigação ocorreu por meio de questionário aplicado a 44 alunos desta disciplina. Após análise qualitativa dos dados, conclui-se propondo que o ensino em pequenos grupos seja estendido para outras disciplinas do curso médico tend o em vista seu papel facilitador da aprendizagem. Sugere-se a necessidade de formação teórica sólida de professores nesta abordagem de ensino, numa perspectiva do construtivismo piagetiano. Infere-se, pelos dados obtidos, que o método adaptado da ABP pode ser utilizado com notável sucesso mesmo em ambientes em que predominam métodos tradicionais de ensino.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Caron, Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
Professor de Neurologia e Semiologia da Faculdade Evangélica do Paraná
Maria Augusta Bolsanello, Universidade Federal do Paraná
Professora do Curso de Pós Graduação em Educação da UFPR
Publicado
2017-06-07
Como Citar
Caron, C. R., & Bolsanello, M. A. (2017). O ensino médico baseado em problemas: uma experiência construtivista. Imagens Da Educação , 7(2), 54-63. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.36798
Seção
Ensino e Aprendizagem