Implicações da Reforma do Ensino Médio para o currículo da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul

Résumé

Este artigo tem por objetivo precípuo analisar os desdobramentos da recente Reforma do Ensino Médio para a rede estadual de educação de Mato Grosso do Sul. Debruça-se, particularmente, sobre as reformas educacionais e suas implicaçõesnas mudanças do currículo do Ensino Médio. Para tanto, recorre à pesquisa documental, elegendo como corpus de análise: Lei n.º 13.415 (2017), a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Resoluções SED/MS 3.199 (2017) e 3.200 (2017). Denota-se que a referida Reforma não tem caráter impositivo, ficando a cargo da discricionariedade dos sistemas de ensino a forma de aplicação da referida lei. No caso de Mato Grosso do Sul, antes mesmo dos prazos determinados, foram feitas alterações como a extinção da disciplina de literatura da grade curricular do ensino médio, caracterizando-se como um processo aligeirado, sem diálogo e participação dos profissionais da educação básica, aspectos que provocaram reação contrária a esta nova configuração curricular.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Fabio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Faculdade de Educação (FAED) Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu)

Docente vinculado a Faculdade de Educação  da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED-UFGD) onde ministra aulas na graduação e pós graduação, vinculado o prógrama de pós gradução em educação. 

Andréia Nunes Militão, Programa de Pós-Graduação em Educação (UEMS)

Professora Adjunta da Universiade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS/Paranaíba. 

Carla Regina de Souza Figueiredo, Professora Adjunta da Universiade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Vinculada as licenciatura em Letras/Espanhol e Letras/Inglês
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutora em Letras (Estudos da linguagem/ Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atua como professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em estudos de variação linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, língua falada,contatos linguísticos, toponímia, geolinguística e dialetologia. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores" (GEPPEF - UEMS- UFGD). Atua com pesquisadora nos Projetos ATEMS - Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul e ALiB - Atlas Linguístico do Brasil.
Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Docente aposentado UNESP Atualmente atua no Programa de Pós Graduação da UNOESTE.
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, história da educação, reformas educacionais, formação de professores e educação de adultos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste.
Publiée
2018-12-19
Comment citer
Perboni, F., Militão, A. N., Figueiredo, C. R. de S., & Di Giorgi, C. A. G. (2018). Implicações da Reforma do Ensino Médio para o currículo da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul. Imagens Da Educação , 8(3), e40637. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i3.40637
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional