Implicações da Reforma do Ensino Médio para o currículo da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul
Resumen
Este artigo tem por objetivo precípuo analisar os desdobramentos da recente Reforma do Ensino Médio para a rede estadual de educação de Mato Grosso do Sul. Debruça-se, particularmente, sobre as reformas educacionais e suas implicaçõesnas mudanças do currículo do Ensino Médio. Para tanto, recorre à pesquisa documental, elegendo como corpus de análise: Lei n.º 13.415 (2017), a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Resoluções SED/MS 3.199 (2017) e 3.200 (2017). Denota-se que a referida Reforma não tem caráter impositivo, ficando a cargo da discricionariedade dos sistemas de ensino a forma de aplicação da referida lei. No caso de Mato Grosso do Sul, antes mesmo dos prazos determinados, foram feitas alterações como a extinção da disciplina de literatura da grade curricular do ensino médio, caracterizando-se como um processo aligeirado, sem diálogo e participação dos profissionais da educação básica, aspectos que provocaram reação contrária a esta nova configuração curricular.
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