Rupturas e permanências: um estudo das imagens de objetos em manuais de ensino de Química – 1856/1971

Résumé

Desde o século XIX os manuais de ensino de Química indicados para a educação secundária no Brasil contêm imagens de objetos. Nesse artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo responder à seguinte pergunta: quais foram as ocorrências e os usos das imagens de objetos nos manuais de ensino de Química entre os anos cinquenta do século XIX e os anos sessenta do século XX? Para a análise das imagens utilizou-se a pesquisa quantitativa para verificar a ocorrência de cada modelo de objeto nos manuais de ensino e a pesquisa qualitativa para analisar as categorias de indicações de usos e de relações com o conteúdo. Os resultados apontam quehá uma semelhança na frequência das imagens nos dois períodos, mas que há mudanças nos modelos de objetos que foram representados. Além disso, nos dois períodos,os objetos aparecem com a finalidade de ilustrar procedimentos e não de induzir a realização de atividades práticas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Reginaldo Alberto Meloni, Universidade Federal de São Paulo
Graduado (licenciatura e bacharelado) em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1989); Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Amparo (2000); Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - no campus de Diadema. Tem experiência no ensino básico de Química e realiza pesquisa na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação em Ciências, Ensino de Química e Cultura Material Escolar.
Publiée
2018-09-09
Comment citer
Meloni, R. A. (2018). Rupturas e permanências: um estudo das imagens de objetos em manuais de ensino de Química – 1856/1971. Imagens Da Educação , 8(2), e42015. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.42015
Rubrique
Estudos de imagens