Aprendizagem baseada em problemas em Engenharia de Computação: uma avaliação qualitativa
Résumé
Este artigo apresenta resultados finais de pesquisa qualitativa que objetivou investigar as percepções de estudantes sobre a proposta da Aprendizagem Baseada em Problemas em um curso de Engenharia da Computação. Pressupostos da análise de conteúdo foram utilizados para analisar o corpus das entrevistas semiestruturadas realizadas com uma amostra de 19 estudantes. Os resultados revelam que os estudantes têm se adaptado ao método, pelo menos, em sua maioria. Além disso, demonstraram-se motivados com o uso de problemas, têm desenvolvido autonomia no seu aprendizado e habilidades relevantes para o seu contexto de atuação profissional. As estratégias de avaliação de aprendizagem demonstraram algumas fragilidades em termos de clareza de critérios e/ou feedback.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2018-09-09
Comment citer
Santos, D. M. B. dos, da Silva, C. A. dos S., & Moreira, J. da S. (2018). Aprendizagem baseada em problemas em Engenharia de Computação: uma avaliação qualitativa. Imagens Da Educação , 8(2), e42390. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.42390
Numéro
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).