ANÁLISE DAS LEIS QUE VERSAM SOBRE AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS, DURANTE O PERÍODO REPUBLICANO ATÉ A CONSTITUIÇÃO DE 1988

  • Newton Vasconcelos Pulhez Junior

Résumé

O presente artigo objetiva analisar a legislação brasileira nas questões que remetem as instituições privadas sem fins lucrativos. O período retratado no estudo se dá do início da República no Brasil até o ano de 1988. Primeiramente, objetivou-se identificar o chamado Terceiro Setor. Em seguida, identificou-se dentro do período republicano dispositivos das Constituições Federais, além de leis ordinárias e leis complementares, que caracterizassem ou remetessem a classificação adotada como instituições privadas sem fins lucrativos. Para desenvolver os objetivos adotados utilizou-se como recurso metodológico a revisão bibliográfica de autores da área e pesquisa documental. Os resultados da pesquisa demonstraram três fatores principais na legislação referente às instituições privadas sem fins lucrativos: aumento expressivo no número de instituições no período analisado, profissionalização dessas instituições e transferência do papel do Estado na oferta de políticas públicas de atendimento as demandas sociais. sociais.

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Biographie de l'auteur

Newton Vasconcelos Pulhez Junior

Graduado em Licenciatura em Educação Física (2006) pela Unesp, campus Rio Claro. Mestre em Educação (2010) pela Unesp, campus Rio Claro. Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano (2014). Graduado em Pedagogia pela Unimes (2016). Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Terceiro Setor, financiamento e parcerias público-privadas. Participa do GREPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.

Publiée
2021-09-30
Comment citer
Pulhez Junior, N. V. (2021). ANÁLISE DAS LEIS QUE VERSAM SOBRE AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS, DURANTE O PERÍODO REPUBLICANO ATÉ A CONSTITUIÇÃO DE 1988. Imagens Da Educação , 11(3), 179-197. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i3.48348
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional