ANÁLISE DAS LEIS QUE VERSAM SOBRE AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS, DURANTE O PERÍODO REPUBLICANO ATÉ A CONSTITUIÇÃO DE 1988
Résumé
O presente artigo objetiva analisar a legislação brasileira nas questões que remetem as instituições privadas sem fins lucrativos. O período retratado no estudo se dá do início da República no Brasil até o ano de 1988. Primeiramente, objetivou-se identificar o chamado Terceiro Setor. Em seguida, identificou-se dentro do período republicano dispositivos das Constituições Federais, além de leis ordinárias e leis complementares, que caracterizassem ou remetessem a classificação adotada como instituições privadas sem fins lucrativos. Para desenvolver os objetivos adotados utilizou-se como recurso metodológico a revisão bibliográfica de autores da área e pesquisa documental. Os resultados da pesquisa demonstraram três fatores principais na legislação referente às instituições privadas sem fins lucrativos: aumento expressivo no número de instituições no período analisado, profissionalização dessas instituições e transferência do papel do Estado na oferta de políticas públicas de atendimento as demandas sociais. sociais.
Téléchargements
Copyright (c) 2021 Imagens da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).