PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR
UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Résumé
O presente trabalho teve como objetivo geral compreender a abordagem da temática “profissionalização docente”, realizada a partir da pesquisa acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Torna-se claro que os termos “formação e profissionalização” estão relacionados e se complementam na profissão do docente. O professor é um profissional das relações. Nóvoa (1992a) concretiza que para a formação de docente é indispensável o desenvolvimento individual e coletivo do professor, promovendo assim um componente de mudança para os desafios e a busca permanente do conhecimento. Entende-se assim, que ser docente é educar-se diariamente por meio de aprendizado, em que o conhecimento produzido resulta em novas relações com outros conhecimentos que, por sua vez, geram novos significados. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa sobre o referencial teórico “profissionalização docente”, no âmbito do envolvimento reflexivo frente à formação docente, apresentadas nos títulos das dissertações e/ou das teses do PPGED. As pesquisas analisadas focaram, em sua maioria, na docência universitária, levando a crer que o exame científico das questões relacionadas à profissionalização dos professores do ensino básico restringe-se à pesquisa realizada na graduação.
Téléchargements
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).







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