O QUE DIZEM PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE

DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA

Résumé

O objetivo deste artigo é realizar uma discussão a respeito do que dizem os professores/as da educação de jovens e adultos sobre a interdisciplinaridade, bem como apreender usos e sentidos para além das práticas pedagógicas,  de modo a identificar e analisar a práxis dessa forma de conhecimento em seu contexto. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e usou como técnicas de produção de dados, entrevistas e observação, tanto em sala de aula quanto em coordenações pedagógicas e questionário socioeconômico no ambiente escolar de uma escola pública do Distrito Federal. A conclusão aponta para a possibilidade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos, ressaltando que apesar dos entraves do sistema do capital, a educação crítico-reflexiva de cunho libertador é um dos passos significativos para o enfrentamento da estrutura do capital e, consequentemente, de promoção de uma nova sociedade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Cristino Cesário Rocha, UnB e Secretaria de Estado da Educação do DF

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal.

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). 

Publiée
2020-08-12
Comment citer
Rocha, C. C., & Vieira, M. C. (2020). O QUE DIZEM PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE. Imagens Da Educação , 10(2), 33-47. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51239
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores