DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
TENSÕES ENTRE REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO
Résumé
O presente estudo, de natureza bibliográfica e documental, objetiva aprofundar as tensões da coordenação pedagógica nas perspectivas: a reguladora focada numa intervenção fiscalizadora e a emancipadora ancorada no diálogo e na democracia. São perspectivas político-pedagógicas distintas que resultaram em formas próprias de atuação na escola. Serão analisadas as funções da supervisão educacional na educação brasileira, enfocando a passagem da atuação fiscalizadora/reguladora para a democrática/emancipadora. A problemática centra-se nas implicações políticas e pedagógicas dessas concepções nos sistemas de ensino e escolas. Na análise, reforça-se a tese da relevância do trabalho do coordenador pedagógico, quando articulado a uma perspectiva dialógica e participativa.
Téléchargements
Copyright (c) 2021 Imagens da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).