DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

TENSÕES ENTRE REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Palavras-chave: processo pedagógico; intervenção fiscalizadora; ação democrática

Resumo

O presente estudo, de natureza bibliográfica e documental, objetiva aprofundar as tensões da coordenação pedagógica nas perspectivas: a reguladora focada numa intervenção fiscalizadora e a emancipadora ancorada no diálogo e na democracia. São perspectivas político-pedagógicas distintas que resultaram em formas próprias de atuação na escola. Serão analisadas as funções da supervisão educacional na educação brasileira, enfocando a passagem da atuação fiscalizadora/reguladora para a democrática/emancipadora. A problemática centra-se nas implicações políticas e pedagógicas dessas concepções nos sistemas de ensino e escolas. Na análise, reforça-se a tese da relevância do trabalho do coordenador pedagógico, quando articulado a uma perspectiva dialógica e participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente e pesquisador na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Erechim/RS.

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em História Social pela PUC/SP. Professor e pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado
2021-09-30
Como Citar
Sartori, J., & Marcon, T. (2021). DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. Imagens Da Educação , 11(3), 111-135. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i3.52026
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional