A UNIVERSIDADE, A FORMAÇÃO E A PESQUISA

PROBLEMATIZANDO GÊNERO E SEXUALIDADE NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DOCENTE

Résumé

Neste artigo, problematizamos a formação docente a partir da inspiração em Michel Foucault, tomando sua noção de experiência, que envolve saber, poder e processos de (des)subjetivação, para pensar a formação profissional como um processo de se constituir como docente. Para isso, mobilizamos a experiência de uma estudante lésbica na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de História, em um curso de licenciatura de uma universidade pública, discutindo como ela aciona conhecimentos sobre sexualidade e gênero para pensar a produção de si na formação docente. Como metodologia, adotamos a perspectiva pós-estruturalista com foco na problematização como um método de análise. O artigo conclui que a universidade e a formação, podem, respectivamente, ser espaço de formação e ação de questionamento de saberes já constituídos. Desse modo, podem ser estabelecidas relações novas com o que se está em questão, sendo, pois, possível que experiências de (des)subjetivação aconteçam e/ou técnicas de si sejam acionadas para viver de um outro modo possível.

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Bibliographies de l'auteur

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Pós-doutor em Cultura Visual e Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

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Publiée
2021-07-17
Comment citer
Ferrari, A., Castro, R. P. de, & Oliveira, D. A. de. (2021). A UNIVERSIDADE, A FORMAÇÃO E A PESQUISA. Imagens Da Educação , 11(2), 163-189. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54404
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional