REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA AMAZÔNIA BRAGANTINA

Résumé

O objetivo deste estudo foi o de analisar as representações sociais dos professores sobre o aluno com TDAH e as implicações na prática docente em um município na Amazônia Bragantina. Como suporte teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), especificamente a abordagem processual de análise dimensional reconstituída pela relação entre a informação (conceito), o campo de representações (imagem) e as atitudes. Participaram do estudo cinco professoras que atuam no Ensino Fundamental. Na coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e Entrevistas Semiestruturadas. A análise dos dados, organizada na tridimensionalidade, destacou ainda, os elementos constituidores das representações: objetivações e ancoragens a partir da análise do discurso do sujeito coletivo. Os resultados revelam que os professores atribuem sentidos aos alunos TDAH, entrelaçando características que não se encaixam em uma escola que tem como valor a disciplina e a retenção de conteúdo. Contrapondo-se a ideia de incapacidade, a imagem de crianças que aprendem diferente, tem se configurado como orientadora da necessidade de adequações curriculares. Assim, o campo representacional evidencia atitudes de rupturas e construções de novas formas de fazer a escola a partir da centralidade no aluno e do papel do professor.

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Bibliographies de l'auteur

Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e Faculdade de Educação - Campus de Bragança Universidade Federal do Para (UFPA).

Rogério Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e Faculdade de Educação - Campus de Bragança Universidade Federal do Para (UFPA).

Carla Talita Alves Ribeiro, SEMED BRAGANÇA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Centro Educacional Joao Paulo II, Bragança-Pará.

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Publiée
2021-12-17
Comment citer
Neves, J. d’Arc de V., Maciel, R. A., & Ribeiro, C. T. A. (2021). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA AMAZÔNIA BRAGANTINA. Imagens Da Educação , 11(4), 118-142. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i4.54441
Rubrique
Estudos de imagens