A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA E OS DESAFIOS PARA SUSTENTAR OS PRESSUPOSTOS DEMOCRÁTICOS NA SOCIEDADE DE MERCADO

Résumé

O presente artigo tem por escopo refletir sobre o papel público da educação desempenhado pela universidade contemporânea, defendendo a posição de que esta possui uma função vital para a manutenção de um projeto democrático. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho teórico-bibliográfico, ancorado no método dedutivo-analítico. Tem amparo teórico em autores como Leite et all (2008), Dalbosco (2010; 2015), Chauí (2003), Honneth (2013), Laval (2019), Santos (2005; 2006), Stederoth (2016; 2019) dentre outros. O artigo está estruturado da seguinte forma: inicialmente, realiza-se uma exposição do papel das instituições do Ensino Superior no atual cenário; em seguida, apresenta-se uma crítica ao modelo neoliberal de universidade; por fim, defende-se a posição de que a universidade é imprescindível para a permanência de uma sociedade democrática.

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Bibliographies de l'auteur

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo -UPF

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Ivan Schwengber, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO).

Ana Lúcia Vieira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia (UPF). Professora da Rede Municipal de Passo Fundo.

Anderson Luíz Tedesco, Universidade Comunitária de Chapecó - Unochapecó

Doutor em Filosofia Pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). 

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Publiée
2021-07-17
Comment citer
Fávero, A. A., Schwengber, I., Vieira, A. L., & Tedesco, A. L. (2021). A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA E OS DESAFIOS PARA SUSTENTAR OS PRESSUPOSTOS DEMOCRÁTICOS NA SOCIEDADE DE MERCADO. Imagens Da Educação , 11(2), 144-162. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54547
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional