A UNIVERSIDADE DIANTE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

QUESTÕES DE BASE E MICROPOLÍTICAS ATIVAS

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que estão no cerne das atuais políticas educacionais e que afetam diretamente e indiretamente a formação de professores nas universidades do Brasil. As discussões centralizaram os processos de resistência e a configuração de micropolíticas ativas como enfrentamento aos ataques que impactam a formação e a prática docente. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental de cunho qualitativo. Os resultados obtidos revelam que as micropolíticas ativas no contexto das Universidades em interlocução com fóruns, movimentos e comunidades epistêmicas constituem um importante instrumento para a formação de professores, possibilitando novos olhares sobre os contextos de práticas de políticas educacionais.

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Bibliographies de l'auteur

Doriele Andrade Duvernoy, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Université Lumière Lyon 2. Docente da Universidade de Pernambuco (UPE).

Denise Alves de Lucena, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco. Gestora da EREM Antônio Inacio - Feira Nova-PE.  

Odaléa Feitosa Vidal, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Mata Norte.

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Publiée
2022-03-22
Comment citer
Duvernoy, D. A., Lucena, D. A. de, & Vidal, O. F. (2022). A UNIVERSIDADE DIANTE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Imagens Da Educação , 12(1), 145-169. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i1.54582
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional