O ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS PROGRAMAS PARA O COLÉGIO PEDRO II E NOS MANUAIS ESCOLARES DE DELGADO DE CARVALHO (1926-1933)

Résumé

Neste estudo realizamos um exame comparativo de programas oficiais e não oficiais de Sociologia com o objetivo de colaborar para a compreensão do que era ensinado nesta disciplina entre 1920 e 1930. Para isso, confrontamos os programas formais de Sociologia (1926; 1929) e as notas de aulas de Sociologia que teriam sido ministradas por Delgado de Carvalho no Colégio Pedro II e organizadas em obras bibliográficas (1930; 1931). O método adotado é a análise documental e de conteúdo, caracterizando-se como um estudo de manualística. Observou-se que o ensino de Sociologia prescrito sofria rápidas mudanças nos conteúdos, sendo a preocupação por adequar aos avanços da ciência Sociologia e tornar o ensino de Sociologia mais atraente ao(à) estudante, um dos fatores de tais mudanças. Olhar para as proposições formais oficiais em confronto com as “notas de aula” revelou-se metodologicamente promissor no estudo da História do ensino de Sociologia. O currículo, mesmo o prescrito, mostra-se vivo, fato observado, por exemplo, na prática de Delgado de Carvalho em distanciar-se, em alguma medida, do currículo formal que ele mesmo havia produzido pouco tempo antes.

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Bibliographies de l'auteur

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Editor do Café com Sociologia e 2º vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Coordenador do grupo de pesquisa ConsCiências-Sociais.

Brena Sirelle Lira de Paula, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em História pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde (CESA). Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integra o grupo de pesquisa ConsCiências-Sociais. Bolsista PIBIC.

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Publiée
2022-09-08
Comment citer
Bodart, C. das N., & Paula, B. S. L. de. (2022). O ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS PROGRAMAS PARA O COLÉGIO PEDRO II E NOS MANUAIS ESCOLARES DE DELGADO DE CARVALHO (1926-1933). Imagens Da Educação , 12(3), 01-27. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i3.57619
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores