GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DA PEDAGOGIA

MOVIMENTOS CURRICULARES NA FORMAÇÃO TRANSVERSAL

Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Formação Transversal; Pedagogia.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Pós-doutorado realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a qual propôs analisar as percepções de docentes e discentes sobre gênero e sexualidade no currículo da Pedagogia na formação transversal nessa instituição de Ensino Superior. O objetivo foi compreender os percursos curriculares propostos na formação transversal. A pesquisa de natureza pós-crítica envolveu expectativas do pesquisador, contextos da proposta de pesquisa, variáveis que abrangem os sujeitos, bem como os aportes teóricos dessa perspectiva. Ficou evidenciado que, no currículo, gênero e sexualidade no Ensino Superior se realizam na composição do estranhamento, da resistência, da invenção, da criatividade e na percepção do currículo como território de afirmação da vida. As análises possibilitaram identificar os movimentos curriculares das disciplinas transversais com foco em gênero e sexualidade como estratégias de inserção dessas temáticas na Graduação em Pedagogia.

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Biografia do Autor

Alexandre Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES) credenciado ao CNPq. Professor Adjunto na Faculdade Única de Contagem e Coordenador Pedagógico no 1º e 2º Ciclo na Prefeitura de Belo Horizonte.

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora 1C do CNPq e Vice-presidente da ABdC: Associação Brasileira de Currículo. Supervisora do Pós-Doutorado. Coordenadora do GECC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas/UFMG.

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Publicado
2023-04-02
Como Citar
Soares, A. G., & Paraíso, M. A. (2023). GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DA PEDAGOGIA. Imagens Da Educação , 13(1), 54-76. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.61629
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores