DISTANCIAMENTO SOCIAL PELA COVID-19
PERCEPÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS
Resumo
O objetivo do presente artigo consiste em identificar as percepções de universitários sobre o período de distanciamento social pela Covid-19. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com 42 universitários de graduação e pós-graduação, de duas universidades federais do sul do Brasil. Os dados foram coletados entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de um questionário on-line, disponibilizado através da plataforma Google Forms. A análise ocorreu com o auxílio do software Livre Interface de R pour les Analys Multimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Aprovação nos Comitês de Ética, sob nº 4.140.517 e nº 4.207.895 de cada universidade. Identificaram-se como percepções dos universitários os sentimentos e as atividades que eles passaram a desenvolver a partir do distanciamento social pela Covid-19. Quanto aos sentimentos, foram relatados medo, insegurança e saudades. As principais atividades foram as de lazer e distração, mas também aquelas que mantiveram o sustento financeiro. Nas atividades realizadas, relataram a prática de projetos de bolsas, aulas remotas, atividades de lazer e distração. Já em relação aos sentimentos, os estudantes relataram medo, insegurança e saudade de sua rotina, amigos e familiares.
Downloads
Referências
• BRASIL. (2010). Ministério da Educação. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes
• Cavalcante, R.D.O., Silva, J.L.L., & Ramos, G.F.S. (2022). Saúde mental de estudantes de Enfermagem diante da pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa da literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento.
• Malta, D.C., Gomes, C.S., Szwarcwald, C.L., Barros, M.B.A., Silva, G.A., Prates, E.J.S., Silva, D.R.P. (2020). Distanciamento social, sentimento de tristeza e estilos de vida da população brasileira durante a pandemia do COVID-19.
• Deslandes, S.F., & Coutinho, T. (2020). O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciênc. saúde coletiva 25.
• Lima, A., & Beleza, A. (2021). Relação entre a prática de actividade física e depressão em estudantes universitários. PsychTech.
• Malta, D.C., Szwarcwald, C.L., Barros, M.B., Gomes, C.S., Machado, I.E., Júnior, P.R.B.S., Gracie, R. (2021). A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal. Epidemiol. Serv. Saúde.
• Melo, H.E, Severian, P.F.G., Eid, L.P., Souza, M.R., Sequeira, C. A., Souza, M.G.G., &Pompeo, D.A. (2021). Impacto dos sintomas de ansiedade e depressão na autoeficácia percebida em estudantes de enfermagem. Acta paulo. enferm.
• Organização Mundial da Saúde. (2020). OMS lança novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/26-11-2020-oms-lanca-novas-diretrizes-sobre-atividade-fisica-e-comportamento-sedentario#:~:text=As%20novas%20diretrizes%20recomendam%20pelo,dia%20para%20crian%C3%A7as%20e%20adolescentes.
• Ornell,F., Schuch, J.B., Sardi, A.O., & Kessler, F.H.P.(2020). “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry
• Pitanga, F.J.G., Beck, C.C., & Pitanga, C.P.S. (2020) Inatividade física, obesidade e COVID-19: perspectivas entre múltiplas pandemias. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde
• Portugal, F.B., Wandekoken, K. D., Souza, R. S. de, Souza, E. da R., & Rodrigues, L. do N. (2021). Distanciamento social e COVID-19: estratégias adotadas por estudantes de Enfermagem. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 17(2), 7-15.
• Santos, E.M. (2021). O ensino remoto emergencial e o uso de recursos digitais em aulas de língua inglesa, 74(3), 145-160.
• Silva, S.M., & Rosa, A.R. (2021). O impacto da COVID-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, 2, 189–206
• Souza, A.S.R. (2021). General aspects of the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Saúde Materno InfantiL. 29-45.
• Universidade Federal de Santa Maria. (2020). A Situação dos Bolsistas Durante a Pandemia. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/experimental/revistatxt/2020/07/02/a-situacao-dos-bolsistas-durante-a-pandemia/
Visentini, B.P., Barbosa, G.C., Silva, J.C.M.C., Pinho, P.H., & Oliveira, M.A.F. (2021). A experiência do distanciamento social dos estudantes de enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Rev. Eletr. Enferm.
Copyright (c) 2023 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).