"WORLD CAFÉ" NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Résumé
A atuação docente em sala de aula sempre foi algo desafiante. O surgimento de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o potencial de suas aplicações com estudantes nascidos em meio à cultura digital ampliaram ainda mais a complexidade na prática pedagógica. Assim, metodologias que tragam a interação, a motivação e o protagonismo dos estudantes na construção de seu conhecimento são excelentes alternativas no processo de ensino-aprendizagem. Essa é a proposta da metodologia ativa “World Café” (WC), cunhada por Brown e Isaacs (2007), que prevê a construção coletiva do conhecimento utilizando questões significativas e discussões envolvendo uma dinâmica simples e direta. O presente trabalho é um estudo teórico-bibliográfico com análise da proposta WC e de pesquisas aplicadas nas práticas pedagógicas. Como a essência dessa metodologia está centrada na elaboração das questões e na condução das discussões, são indicadas alternativas para facilitar sua preparação. Além disso, as experiências nas práticas pedagógicas demonstram o potencial do WC em diferentes contextos, nas instituições de ensino. Ao utilizar o WC, o docente poderá empregar formatos não formais para direcionar discussões significativas e que poderão trazer o aprofundamento necessário sobre um tema, de maneira instigadora.
Téléchargements
Références
Copyright (c) 2024 Imagens da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).