"WORLD CAFÉ" NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Résumé

A atuação docente em sala de aula sempre foi algo desafiante. O surgimento de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o potencial de suas aplicações com estudantes nascidos em meio à cultura digital ampliaram ainda mais a complexidade na prática pedagógica. Assim, metodologias que tragam a interação, a motivação e o protagonismo dos estudantes na construção de seu conhecimento são excelentes alternativas no processo de ensino-aprendizagem. Essa é a proposta da metodologia ativa “World Café” (WC), cunhada por Brown e Isaacs (2007), que prevê a construção coletiva do conhecimento utilizando questões signific­ativas e discussões envolvendo uma dinâmica simples e direta. O presente trabalho é um estudo teórico-bibliográfico com análise da proposta WC e de pesquisas aplicadas nas práticas pedagógicas. Como a essência dessa metodologia está centrada na elaboração das questões e na condução das discussões, são indicadas alternativas para facilitar sua preparação. Além disso, as experiências nas práticas pedagógicas demonstram o potencial do WC em diferentes contextos, nas instituições de ensino. Ao utilizar o WC, o docente poderá empregar formatos não formais para direcionar discussões significativas e que poderão trazer o aprofundamento necessário sobre um tema, de maneira instigadora.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Andréa Cristina Peripato, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Ciências Biológicas/Genética pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialização em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Professora Associada do Departamento de Genética e Evolução, Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Braian Veloso, Universidade Federal de Lavras - UFLV

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) da Universidade Federal de São Carlos. Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Mara Silvia Pasian, Universidade Federal do ABC

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e Tutora em cursos de Especialização EaD na Universidade Federal do ABC e na Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Professora da Universidade Federal do ABC - Centro de Matemática, Computação e Cognição.

Daniel Mill , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutor pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Líder-Fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Références

Brown, J., & Isaacs, D. (2007). O World Café: dando forma ao nosso futuro por meio de conversações significativas e estratégicas. São Paulo: Cultrix.
Publiée
2024-03-26
Comment citer
Peripato, A. C., Veloso, B., Pasian, M. S., & Mill , D. (2024). "WORLD CAFÉ" NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Imagens Da Educação , 14(1), 60-76. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.64720
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores