FAZER FENDAS EM MORADAS SEGURAS
DESAFIOS CURRICULARES COM AS DIFERENÇAS NO PRESENTE
Resumo
Este artigo parte da questão central do campo curricular - “O que deve ser ensinado?” - para problematizar como, no presente, os desafios às respostas a essa pergunta têm se complexificado devido, principalmente, às disputas que um modelo de família tem travado em torno da produção do conhecimento nos currículos. Mobilizo uma narrativa docente centrada na temática de uma mudança de plano curricular por medo da reação familiar ao modo como ela iria abordar o tema das múltiplas formas de constituição familiar. Discuto como alguns lares têm se constituído como moradas seguras e reivindicado que os currículos sejam suas extensões, impedindo, assim, que as escolas públicas efetivem suas ações como seu adjetivo as caracteriza. Assim, as problematizações direcionam-se em defesa da criação de fendas como desestabilização, abertura de possibilidades e resistência às mesmidades.
Downloads
Metrics
Referências
Ribeiro, C. R. (2011). " Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault. Educação e Pesquisa, 37, 613-628.
Foucault, M. (2017a) Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Foucault, M. (2017b). Ditos e Escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense.
Foucault, M. (2001) Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos & escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Foucault, M. (2001a). História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal.
Foucault, M. (2003). Poder e saber. In: Foucault, M. Estratégia, Poder-Saber. (p. 223-240). Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Foucault, M. (2006). Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Foucault, M. (1999). As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Foucault, M. (1998b). História da sexualidade II: o uso dos prazeres. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal.
Larrosa, J. (2002). Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos (p. 35-86). Petrópolis, RJ: Vozes.
Marshall, James D. (2008) Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: Peters, M. A. & Besley, T. (Orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional (p. 25-39). Porto Alegre: Artmed, 2008.
Menezes, F. (2021) Diálogo. In: Menezes, F.; Safatle, V. A potência das fendas. São Paulo: N-1 edições.
Meyer, D. E.(2012). Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: Meyer, D. E..; Paraíso, M. A. (Orgs.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições.
Miskolci, R. (2018) Exorcizando um fantasma: os interesses por trás do combate à “ideologia de gênero”. Cadernos Pagu.
Katz, E. P.; Mutz, A. S. C. (2017) Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do
papel da escola pública no Brasil. ETD- Educação Temática Digital Campinas, SP, 19 (n.esp), 184-205.
Paraíso, M. A. (2019) O currículo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. Revista e-curriculum, 17 (4), 1414-1435.
Paraíso, M. A. (2010) Diferença no currículo. Cadernos de pesquisa, 40, 587-604.
Paraíso, M. A. (2008) Composições curriculares: culturas e imagens que fazemos e que nos fazem. ETD-Educação Temática Digital, 9 (n. esp.), 108-125.
Junqueira, R. D. (2018) A invenção da" ideologia de gênero": a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Revista Psicologia Política, 18 (43), 449-502.
Seffner, F. (2016) Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação. Educação Unisinos, 20 (1), 48-57.
Skliar, C. (2003) Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A.
Veloso, J. L. (2019) Fendas: pensar corpo, gênero e sexualidade com arte e educação (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Copyright (c) 2023 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).