A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DURANTE O ENSINO REMOTO

UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUÍMICA

Résumé

Neste artigo, temos como objetivo principal investigar as percepções de professores do Ensino de Ciências e Química sobre a utilização de diferentes recursos didáticos nas aulas durante o ensino remoto. Devido à pandemia da Covid-19, muitos professores tiveram dificuldades em se adaptar a esse formato de ensino e também de utilizar diferentes recursos didáticos durante as aulas. Assim, esta pesquisa é de cunho qualitativo, na qual desenvolvemos um questionário com professores de Ciências e Química das escolas estaduais de uma cidade localizada no sudoeste do Paraná. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Assim, emergiram algumas categorias de análise que versam sobre as percepções dos professores sobre a contribuição dos recursos didáticos para o processo de ensino e aprendizado, frequência de utilização, quais recursos didáticos utilizados, questões sobre o planejamento, interação dos alunos, e aspectos sobre a formação de professores para a utilização de recursos didáticos. Acreditamos que esta pesquisa possa contribuir com outros licenciandos e docentes que pretendam pesquisar sobre este assunto ou refletir sobre sua prática em sala de aula.

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Bibliographies de l'auteur

Claudia Almeida Fioresi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Realeza-PR) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Unioeste/Cascavel-PR).

Adrieli Bin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Licenciada em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Realeza-PR).

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Publiée
2024-12-14
Comment citer
Fioresi, C. A., & Bin, A. (2024). A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DURANTE O ENSINO REMOTO. Imagens Da Educação , 14(4), 158-178. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i4.70161
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores