A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL OCASIONADO PELA COVID-19
NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Résumé
O presente texto traz um recorte da pesquisa de doutorado realizada no estado do Paraná com professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Urbana e de uma Escola do Campo, ambas municipais. No intuito de investigar quais são as concepções das docentes sobre a relação família e escola no período de isolamento social da pandemia da Covid-19, os estudos fundamentaram-se na perspectiva de Bauman (2007, 2011), Nóvoa (2022), Freire (2021), Ostetto (2012), entre outros. A pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, realizou um estudo de caso denominado “História de vida”, baseado em Lara e Molina (2011). A coleta de dados foi feita através de um questionário elaborado no Google Forms e por uma entrevista via Google Meet, e o tratamento de dados ocorreu pela análise das narrativas das participantes durante a entrevista, a partir do que elas responderam no questionário, pautadas em Sousa e Cabral (2015). Neste artigo, são apresentados os resultados das narrativas das professoras da Escola do Campo durante as entrevistas, das quais surgiram as categorias: 1. Percurso de vida escolar; 2. Escolha profissional; e 3. A docência no isolamento social e a relação família e escola. As percepções das professoras revelam fatos que marcaram sua caminhada pessoal escolar e demonstram uma certa relação com a escolha da profissão. Além disso, apontam os desafios enfrentados durante o período de isolamento social e desvelam a ambivalência da profissão docente, em que houve a dedicação exaustiva ao trabalho e um possível reconhecimento das famílias sobre o preparo profissional e pedagógico do docente no ato de educar e ensinar as crianças.
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Références
Bauman, Z. (2007). Tempos líquidos. Jorge Zahar.
Bauman, Z. (2011). 44 cartas ao mundo líquido moderno. Zahar.
Borges, L., Cia, F. & Silva, A. M. da. (2021). Atividades acadêmicas e relação família-escola durante o isolamento social da pandemia de COVID-19. Olhares & Trilhas, 23(2), abr./jun.
Castro, M. A. de., Alves, M. M. & Castro, D. D. de. Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social. (2021). Ensino em Perspectivas, 2(4), p. 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas.
Dalben, Â. I. L. de F. Relação família x escola em tempos de pandemia. (2019). Paidéia: r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú, Univ. Fumec, Ano 14, (22), p. 11-29 jul./dez.
Freire, P. (2021). Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Paz e Terra.
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Lara, Â. M. de B. & Molina, A. A. (2011). Pesquisa qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In Cezar de Alencar Arnaut Toledo, Maria Teresa Claro Gonzaga (Orgs.). Metodologia e técnicas de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas. Eduem. 277 p.
Nóvoa, A. (2022). Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvim. SEC/IAT. p.116.
Ostetto, E. (2012). O estágio curricular no processo de tornar-se professor. In Esmeralda Ostetto. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores (5. ed). Papirus.
Shor, I. & Freire, P. (1986). Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopes; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. Paz e Terra.
Sousa, M. G. da S. & Cabral, C. L. de O. (2015). A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, 33(2), p. 149-158, jul./dez.
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