TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Résumé

Esta pesquisa refere-se ao transtorno do espectro autista e possibilidades de encaminhamentos no contexto escolar inclusivo. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, documental e de cunho qualitativo, embasada em documentos legais, artigos científicos e estudos de autores clássicos e de renome, referentes à educação especial na atualidade. Em vista dos direitos legais dos alunos com autismo de estarem juntos com seus pares no contexto educacional inclusivo e considerando os desafios como a falta de recursos, a carência de formação continuada dos professores e o alto número de alunos por turma, como podemos, à luz da teoria histórico-cultural, promover o ensino e a aprendizagem dos alunos com TEA? Iniciamos destacando as principais políticas educacionais inclusivas e uma breve retomada histórica referente ao transtorno do espectro autista. Foram apresentadas possibilidades de intervenção fundamentadas em diferentes teorias psicológicas aplicadas à educação. No entanto, foi possível constatar a importância da mediação, com respaldo na teoria histórico-cultural, no contexto escolar inclusivo, por proporcionar interações significativas aos educandos com autismo. Desta forma, acredita-se que essa teoria possibilita ensino e aprendizagem por meio dos conteúdos científicos. 

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Bibliographies de l'auteur

Alessandra Lourenço da Silva Travain, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Mestranda em Ensino pelo Programa de Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) - UNESPAR/Campus de Paranavaí. Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Paranavaí.

Dorcely Isabel Bellanda Garcia, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora associada do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí e no Mestrado Profissional/PROFEI. É líder do Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva/GEPEEIN.

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Publiée
2025-04-26
Comment citer
Travain, A. L. da S., & Garcia, D. I. B. (2025). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Imagens Da Educação , 15(1), 78-97. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i1.71657
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores