TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Résumé
Esta pesquisa refere-se ao transtorno do espectro autista e possibilidades de encaminhamentos no contexto escolar inclusivo. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, documental e de cunho qualitativo, embasada em documentos legais, artigos científicos e estudos de autores clássicos e de renome, referentes à educação especial na atualidade. Em vista dos direitos legais dos alunos com autismo de estarem juntos com seus pares no contexto educacional inclusivo e considerando os desafios como a falta de recursos, a carência de formação continuada dos professores e o alto número de alunos por turma, como podemos, à luz da teoria histórico-cultural, promover o ensino e a aprendizagem dos alunos com TEA? Iniciamos destacando as principais políticas educacionais inclusivas e uma breve retomada histórica referente ao transtorno do espectro autista. Foram apresentadas possibilidades de intervenção fundamentadas em diferentes teorias psicológicas aplicadas à educação. No entanto, foi possível constatar a importância da mediação, com respaldo na teoria histórico-cultural, no contexto escolar inclusivo, por proporcionar interações significativas aos educandos com autismo. Desta forma, acredita-se que essa teoria possibilita ensino e aprendizagem por meio dos conteúdos científicos.
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