UMA EDUCAÇÃO SEM VIOLÊNCIA

A BUSCA DA CULTURA DE PAZ

Résumé

Este artigo trata da educação para a paz e a não violência em uma escola de educação básica brasileira. O tema se justifica pelo cenário da banalização da violência nas escolas nos últimos dois anos e objetiva narrar as vivências experimentadas com a condução do Projeto Paz e Bem-estar na escola, realizado em uma escola de educação básica do Sul do Brasil. O aporte teórico baseia-se no Relatório da Unesco (2022); Papa Francisco (2020a, 2019); BNCC (2028) entre outros. A metodologia é de abordagem qualitativa com a técnica estudo de caso. O universo da pesquisa deu-se numa escola franciscana de educação básica brasileira localizada no Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados indicam que há aprendizagens da paz de estudantes e professores através da educação; é possível modificar a cultura da violência transformando-a em cultura de paz na escola; um projeto com ações sobre a busca pela paz cria resultados positivos e fortalece a consciência dos envolvidos, possibilitando a eles a capacidade de gerir crises e incertezas sobre a temática da violência na educação e a busca por uma cultura de paz.

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Bibliographies de l'auteur

Valderesa Moro, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle). Docente no Colégio Franciscano Sant'Anna, Santa Maria, RS.

Célia de Fátima Rosa da Veiga, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle (Unilassale).  Docente no Colégio Franciscano Sant´Anna, Santa Maria,  RS.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle). Docente do curso de Pedagogia, coordenadora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle.

Références

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Publiée
2025-12-22
Comment citer
Moro, V., Veiga, C. de F. R. da, & Jung, H. S. (2025). UMA EDUCAÇÃO SEM VIOLÊNCIA. Imagens Da Educação , 15(4), 165-183. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.73661
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional