DEFINIÇÕES DOS MODELOS E SUA FUNÇÃO EPISTEMOLOGICA E ONTOLÓGICA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Résumé

O objetivo deste artigo é esclarecer definições e funções dos modelos sobretudo no âmbito do ensino de ciências para melhor compreensão do seu uso. Modelos usados nas ciências são muito mais que simplificações ou um retrato fidedigno da realidade de entidades e fenômenos da natureza, muito embora eles sejam vistos dentro de uma perspectiva limitada e essencialmente imagética. Modelos tendem a ser entes ontológicos e epistemológicos, e por isso, são essencialmente fundamentais para as ciências, sobretudo as ciências naturais por representares seres e entidades da natureza e consequentemente levarem à compreensão dessas entidades. Nisso, é de suma importância compreender a extensão dos modelos, sua classificação, função e sua relação com as ciências naturais. Este artigo faz um detalhamento sobre os tipos de modelos, suas respectivas aplicações e sua relação com os fenômenos naturais e com o conhecimento científico. Segue-se uma ótica dinâmica, em que o modelo acompanha a transformação e evolução das ciências, adaptando-se não necessariamente à realidade, mas sim à explicação daquilo que se compreende (ainda que momentaneamente) como real e verdadeiro.

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Bibliographies de l'auteur

Darlan Morais Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE). Mestre em Educação em Ciências em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Caio Maximino de Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
Doutor e mestre em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Professor colaborador do mestrado em Neurociências e Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA).  

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Publiée
2025-12-22
Comment citer
Oliveira, D. M., & Oliveira, C. M. de. (2025). DEFINIÇÕES DOS MODELOS E SUA FUNÇÃO EPISTEMOLOGICA E ONTOLÓGICA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. Imagens Da Educação , 15(4), 184-205. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.75109
Rubrique
Estudos de imagens