POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE SÃO PAULO
RESPONSABILIZAÇÃO E/OU CULPABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS?
Résumé
A partir de uma abordagem qualitativa, esse artigo promove uma leitura crítica da literatura e legislação produzida sobre a política avaliativa da educação adotada no estado de São Paulo, desde o final da década de 1990 até o ano de 2021. Diante de uma perspectiva histórico-dialética, delineamos como a política neoliberal adotada no cenário global foi introduzida no Brasil, em especial, no estado de São Paulo. Nossas análises levam o leitor refletir sobre as práticas gerenciais que acontecem no estado paulista e fazem com que a responsabilização seja convertida em culpabilização. Ao final, pretendemos evidenciar como esses mecanismos neoliberais pouco tem de relação com a qualidade da educação
Téléchargements
Références
Araújo, A. B. (2019). O trabalho educativo entre metas e produtividade: o acordo de resultados em Minas Gerais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(105), 839-858. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701372
Bauer, A. (2019). Avaliação de redes de ensino e gestão educacional: aportes teóricos. Educação & Realidade, 44(1), e77006. https://doi.org/10.1590/2175-623677006
Bergo, L. F. (2016). Políticas de bonificação salarial: desdobramentos para o desenvolvimento profissional e o trabalho docente (Dissertação de mestrado) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
Bonamino, A., & Sousa, S. Z. (2012). Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, 38(2), 373-388. https://doi.org/10.1590/2175-623677006
Catanzaro, F. (2012). O Programa São Paulo Faz Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Carvalho, M. P. (2018). As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo. Educar em Revista, 34(72), 187-207. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006
Frangela, R. C. P., & Mendes, J. C. B. (2018). “O que é o bom resultado?” Indagando o sentido da avaliação e suas articulações curriculares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(99), 296-315. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002600982
Ford, T. G., & Hewitt, K. L. (2020). Better integrating summative and formative goals in the design of next-generation teacher evaluation systems. Education Policy Analysis Archives, 28(63), 1-34. https://doi.org/10.14507/epaa.28.5024
Gatti, B. A. (2014). Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@res, 2(1), 8-26. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.202
Goulard, D. C. (2013). A culpa é dos professores! Um diagnóstico que engendra uma política neoliberal de formação docente. Café com Sociologia, 2(1), 68-83. https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/28
Hirao, C. E., & Silva, S. P. R. (2020). Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP): uma revisão da literatura. Olh@res, 8(3), 36-52. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11400
Holloway, J. (2020). Teacher accountability, datafication, and evaluation: A case for reimagining schooling. Education Policy Analysis Archives, 28(56), 1-12. https://doi.org/10.14507/epaa.28.5026
Martins, P. P. U. (2015). Políticas públicas de avaliação na perspectiva docente: desdobramentos da Provinha Brasil, Prova Brasil e SARESP para o trabalho de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
Oshiro, C. H., Scorzafave, L. G., & Dorigan, T. A. (2015). Impacto sobre o desempenho escolar do pagamento de bônus aos docentes do ensino fundamental do estado de São Paulo. Revista Brasileira de Economia, 69(2), 213-249. https://doi.org/10.5935/0034-7140.20150010
Pinto, M. A. R. (2016). A Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP): SSE-SP (2011-2016): da proclamação à execução: estudo de caso do programa em uma escola (Tese de doutorado). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo.
São Paulo. (1985). Lei Complementar Nº 444, de 27 de novembro de 1985. Estatuto do Magistério Paulista.
Souza, S. B. (2018). Formulação da bonificação por resultados paulista: análise de arenas e redes políticas (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Copyright (c) 2025 Imagens da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).







1.png)
