POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE SÃO PAULO

RESPONSABILIZAÇÃO E/OU CULPABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS?

Résumé

A partir de uma abordagem qualitativa, esse artigo promove uma leitura crítica da literatura e legislação produzida sobre a política avaliativa da educação adotada no estado de São Paulo, desde o final da década de 1990 até o ano de 2021. Diante de uma perspectiva histórico-dialética, delineamos como a política neoliberal adotada no cenário global foi introduzida no Brasil, em especial, no estado de São Paulo. Nossas análises levam o leitor refletir sobre as práticas gerenciais que acontecem no estado paulista e fazem com que a responsabilização seja convertida em culpabilização. Ao final, pretendemos evidenciar como esses mecanismos neoliberais pouco tem de relação com a qualidade da educação

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Bibliographies de l'auteur

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

PIPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação/FAED/UFGD. Docente permanente no PPGEd/UESB. Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

Fabiano Pereira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (UFSCar-So). Professor das Faculdades Integradas de Itapetininga (FKB).

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Publiée
2025-12-22
Comment citer
Fortunato, I., & Santos, F. P. dos. (2025). POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE SÃO PAULO. Imagens Da Educação , 15(4), 107-125. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.75272
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional