<b>Análise de um formulário de avaliação de inclusão escolar</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13306

  • José Leon Crochíck Universidade de São Paulo
  • Pedro Fernandes da Silva USP
  • Lucas Bullara M. da Silva USP
  • Raphael C. T. de Almeida USP
  • Lenara Spedo USP
  • Karen Danielle Magri Ferreira USP
  • Marian A. L. Dias UNIFESP
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Teoria Crítica da Sociedade, Condições de Inclusão Escolar, Grau de inclusão, Instrumentos de avaliação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar a validade de conteúdo e a fidedignidade do Formulário para caracterização de escolas inclusivas, instrumento criado com base no Index de Booth e Ainscow (2002). Esse instrumento foi aplicado em seis escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. Suas questões foram classificadas, por cinco pesquisadores, nas seguintes categorias: características gerais da escola, condições gerais de inclusão e condições específicas de inclusão; posteriormente, foi proposta uma pontuação para cada questão. A justificativa da pontuação das questões indica a adequação dos fatores analisados pelo instrumento para avaliar o grau de inclusão escolar. Em seguida, as escolas pesquisadas foram pontuadas por três juízes e verificou-se que a pontuação proposta possui alta fidedignidade por meio do Coeficiente de Concordância de Kendall. Por fim, observou-se que a amplitude das diferenças dos resultados obtidos pelas escolas revela seu poder discriminativo

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Biografia do Autor

José Leon Crochíck, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990) e livre-docência em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1999). Atualmente, é Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP, no qual atua na graduação e na pós-graduação no Departamento da Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na relação entre Personalidade e Sociedade.
Pedro Fernandes da Silva, USP
Docente do Instituto de Psicologia da USP, membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) do IPUSP
Lucas Bullara M. da Silva, USP
Aluno de graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) do IPUSP
Raphael C. T. de Almeida, USP
Aluno de graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) do IPUSP
Lenara Spedo, USP
Aluno de graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) do IPUSP
Karen Danielle Magri Ferreira, USP
Formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política, membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) do IPUSP
Marian A. L. Dias, UNIFESP
Docente da UNIFESP – Campus Diadema, membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) do IPUSP
Como Citar
Crochíck, J. L., Silva, P. F. da, Silva, L. B. M. da, Almeida, R. C. T. de, Spedo, L., Ferreira, K. D. M., & Dias, M. A. L. (1). <b>Análise de um formulário de avaliação de inclusão escolar</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13306. Imagens Da Educação , 1(2), 71-87. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13306
Seção
Ensino e Aprendizagem