INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

PERSPECTIVAS DA REDE DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL

Palavras-chave: Educação em Saúde; Saúde Coletiva; Interdisciplinaridade; Intersetorialidade

Resumo

Este trabalho pretende discutir sobre os possíveis caminhos que podem colaborar na construção de uma Pesquisa em Ensino na Rede de Atenção Psicossocial do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ (Brasil). A necessidade de um efetivo matriciamento em saúde mental envolvendo o Centro de Atenção Psicossocial, as unidades da Estratégia de Saúde da Família, o Hospital Geral, além de setores da Assistência Social, Educação, Judiciário e outros mais, se mostra urgente e atual. Pesquisar e mapear as minúcias da rede apresenta-se fundamental para traçar os objetivos, bem como delinear discussões e trocas de saberes frente os nós e barreiras no que tange à saúde coletiva. Considerando que o pesquisador torna-se figura atuante no processo, a cartografia constitui-se método de investigação e mapeamento dessa imbricada rede de espaços que tendem a movimentos múltiplos e variados, de avanços e retrocessos, de tutelas e interlocuções. Busca-se assim o desenvolvimento de políticas educacionais de saúde e a criação de saberes interdisciplinares necessários para nortear outros olhares e perspectivas transdisciplinares em processos de ensino, transmissão e cuidados numa saúde ética, política e intersetorial.

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Biografia do Autor

Allan de Aguiar Almeida, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestrando em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Maria Goretti Andrade Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado
2021-12-17
Como Citar
Almeida, A. de A., & Rodrigues, M. G. A. (2021). INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE. Imagens Da Educação , 11(4), 213-232. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i4.51220
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional