SABER HISTÓRICO NO CURRÍCULO PAULISTA

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Competência; Currículo Paulista; BNCC

Resumo

O presente artigo reflete sobre o recente currículo organizado pela Secretaria de Educação de São Paulo, no Brasil. Focamos a atenção sobre aspectos diretamente ligados ao saber histórico e como ele é exposto no componente curricular de História – Etapa Fundamental II, presente no Currículo Paulista. Interessa-nos, ainda, discutir a respeito de sua implementação. Para isso, o artigo está dividido em dois momentos. No primeiro, estudamos o processo de institucionalização do referido currículo e quais são os pontos de legitimação. Em um segundo momento, debruçamo-nos sobre o conteúdo de História e sua relação com a formação do alunado como cidadãos críticos e participativos na sociedade brasileira. Com abordagem qualitativa, nosso cenário de legitimação teórico-metodológica está pautado em autores da área educacional e da ciência histórica. Os resultados da investigação revelam, dentre outros, que há certo reducionismo do saber histórico à condição de conteúdos sobre valores morais.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Lima Barbosa, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em História Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis).  Professor da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Andrea Lastória, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
Barbosa, P. P. L., & Lastória, A. C. (2021). SABER HISTÓRICO NO CURRÍCULO PAULISTA. Imagens Da Educação , 11(4), 171-190. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i4.54231
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional