QUANDO A INFÂNCIA INTERROGA O CURRÍCULO
Resumo
Este texto emerge no contexto de produção da pesquisa realizada no Mestrado em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), com o objetivo de tecer reflexões acerca do currículo a partir dos achadouros da infância. Seguindo uma perspectiva filosófica, em diálogo com diversos autores da filosofia da diferença, hospedamos a infância em nosso pensar e em nossa escritura com toda sua potência de tensão; infâncias que como uma máquina de guerra nômade interrogam o currículo prescrito e planejado, abrindo fendas, fluxos, desvios no cotidiano das escolas. Um estudo de inspiração etnográfica, realizado em uma escola localizada na região da mata sul do estado de Pernambuco, que nos permite visibilizar o anseio das crianças por uma educação para a vida. Educação que se abre para a experiência, devir, acontecimentos, diferenças e criações infantis. Trazemos em nossa escrita a invencionice de uma produção curricular outra a partir dos dizeres das crianças e das diferentes perspectivas temporais que habitam o território escolar.
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