EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS ENVOLVENDO ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavras-chave: Deficiência intelectual, Produto Educacional, Inclusão, Educimat

Resumo

A Educação Matemática Inclusiva se constitui enquanto campo científico em constante reflexão e é discutida neste artigo na perspectiva da teoria histórico-cultural, que considera as necessidades geradas pela participação social de todos os estudantes como propulsoras de aprendizagem e desenvolvimento, incluindo o público-alvo da Educação Especial. Este estudo apresenta contribuições de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), junto a estudantes com deficiência intelectual. Para isso, apresenta uma contextualização sobre a inserção desses estudantes nas escolas brasileiras e as necessidades investigativas nos processos de ensino e aprendizagem frente ao cenário educacional. Utilizou o mapeamento como opção metodológica apresentando as pesquisas mapeadas e suas características bem como aproximações e particularidades decorrentes das análises dos resultados obtidos nessas investigações. Como pontos de contato destacam-se a teoria histórico-cultural, o fator motivacional, a utilização de jogos e materiais manipuláveis e, particularmente, a confecção de produtos educacionais por meio da interação social. A Educação Especial precisa ser aporte às especificidades dos estudantes que demandam acompanhamento especializado, mas é a busca por práticas inclusivas no contexto da sala de aula que caracterizará a Educação Inclusiva e, neste campo, a Educação Matemática Inclusiva.

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Biografia do Autor

Elcio Pasolini Milli, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Professor da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo.

Gisély de Abrêu Corrêa, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutoranda em Educação, em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Edmar Reis Thiengo, Instituto Federal do Espírito Santo- IFES

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

 

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Publicado
2024-03-26
Como Citar
Milli, E. P., Corrêa, G. de A., & Reis Thiengo, E. (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. Imagens Da Educação , 14(1), 184-203. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.65633
Edição
Seção
Artigos de Revisão