TREINAMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO BASEADO EM NEUROCIÊNCIA
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos gestores de educação básica da rede pública, com relação aos elementos de comunicação - postura do corpo e emoções -, após a realização de uma formação customizada com base em neurociências e orientada ao desenvolvimento de capacidades comunicacionais. O estudo possui uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo, realizado por meio de uma pesquisa-ação, viabilizada através de um curso de formação a 87 gestores das escolas públicas de educação básica, da cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, Brasil. Aplicou-se uma formação customizada com elementos de neurociências e orientada para o desenvolvimento de capacidades comunicacionais, durante 38 horas, distribuídas em cinco encontros coletivos, quatro encontros individuais de tutorias, realização das atividades das aulas e preenchimento de questionários e formulários de auto acompanhamento do gestor. Os resultados mostraram que os gestores perceberam um aprimoramento nos elementos de comunicação da postura do corpo e emoções, após a intervenção da formação (p < 0,05). A formação capacitou os gestores para lidarem de forma mais efetiva com a comunidade escolar, pois aprenderam a ficar atentos diante das suas emoções e postura do corpo, conseguindo, como resultado, gerir seu estado emocional e melhorar suas interações.
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