EVARISTO DA VEIGA E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO INÍCIO DO PERÍODO IMPERIAL
PROPOSIÇÕES À FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA (1820-1837)
Resumo
O texto corresponde a uma síntese de pesquisa realizada no processo de doutoramento entre os anos de 2018-2022, na qual se investigou o pensamento educacional de Evaristo Ferreira da Veiga e Barros (1799-1837). As fontes de investigação foram documentos produzidos entre as décadas de 1820-1830 por Evaristo da Veiga e ou seus interlocutores, os quais possuem relações diretas indiretas com as sociabilidades estabelecidas pelo pesquisado em suas atividades econômicas ou políticas. A pesquisa histórica e documental está ligada à linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós- graduação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED. Evaristo considerava que o investimento em conhecimentos clássicos era para poucos. Buscou-se construir uma compreensão histórica e sistemática dos movimentos e circunstâncias que o levaram a defender a educação por meio de ofícios mecânicos como uma possibilidade de desenvolvimento para a cidade do Rio de Janeiro e como uma forma de assegurar a composição territorial do Brasil. A instrução e a educação moral, aos poucos, poderiam constituir condutas diferentes que forjariam o homem brasileiro (sonhado): o que defenderia a ordem social e abominaria a anarquia, fossem quais fossem suas razões de luta.
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