POR QUE SE INTERESSAR PELOS ESTUDOS?

UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO CONCEITO DE INTERESSE NA EDUCAÇÃO OCIDENTAL

Résumé

Este artigo explora a interseção entre interesse, afetividade e aprendizado na história da educação ocidental. O objetivo foi investigar como autores clássicos abordaram discussões sobre estratégias para manter os aprendizes interessados. A pesquisa se justifica pela escassez de trabalhos que sistematizam os debates históricos sobre o conceito de interesse. Utilizou-se a metodologia da revisão narrativa de literatura, explorando a evolução histórica do conceito de interesse na educação ocidental, analisando obras e autores clássicos ao longo do tempo. O artigo está organizado em seções que demonstram as diferentes estratégias para promover o interesse. Inicia-se a análise com as civilizações antigas do Egito, Grécia e Roma, que variavam de estratégias coercitivas a abordagens culturais (Paideia). Na Idade Média, Santo Agostinho enfatizou a importância da curiosidade espontânea. Na Era Moderna, educadores como Comenius, Rousseau, Herbart, Dewey e Claparède problematizaram a compreensão do interesse no aprendizado. Observa-se a evolução de duas abordagens: a primeira enfatiza o interesse centrado no objeto, com recompensas, punições e metas externas predefinidas. A segunda abordagem concebe o aluno como um centro ativo, enfatizando a necessidade de conexão entre os interesses do educando e o conhecimento acumulado, destacando a importância da afetividade na promoção do interesse e aprendizado dos alunos.

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Bibliographies de l'auteur

Edvanderson Ramalho dos Santos, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor EBTT no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Araquari, SC.

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publiée
2024-12-14
Comment citer
Santos, E. R. dos, & Cruz, G. de C. (2024). POR QUE SE INTERESSAR PELOS ESTUDOS? . Imagens Da Educação , 14(4), 136-157. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i4.70110
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores