O GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL, UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA METODOLOGIA “NARRATIVAS HISTÓRICAS DE APRENDIZAGEM”

Palavras-chave: Aprendizagem Histórica, Narrativas históricas de aprendizagem, Didática da História

Resumo

O presente artigo destaca uma ação dos discentes da Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco no componente curricular “Estágio Supervisionado em História III”, realizado em uma escola municipal de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Durante o estágio, uma dupla de estudantes abordou o Golpe Cívico-Militar de 1964, utilizaram três narrativas históricas: um livro didático escolar utilizado pela escola, um livro de Educação Moral e Cívica de 1971 e uma nota da Comissão da Verdade de 2014. Essas narrativas apresentavam, respectivamente, uma visão linear dos fatos, uma justificativa oficial do regime militar e os abusos de direitos humanos cometidos durante esse período. Ao confrontar essas narrativas, os alunos desenvolveram um entendimento crítico e multifacetado da história. O texto detalha a metodologia de "Narrativas Históricas de Aprendizagem" e discute sua contribuição para a Didática da História no Brasil, associando as práticas de Estágio com reflexões acadêmicas sobre narratividade e aprendizagem histórica.

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Biografia do Autor

Arnaldo Szlachta, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da área de Ensino de História do departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em História (PPGH UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu UFPE). Coordenador do Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História LAEH UFPE e Líder do GEPEDHI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da História.

Wilian Junior Bonete, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor da área de Ensino de História do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Membro do GEPEDHI - Grupos de Estudos e Pesquisas em Didática da História.

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Publicado
2025-09-25
Como Citar
Szlachta, A., & Bonete, W. J. (2025). O GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL, UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA METODOLOGIA “NARRATIVAS HISTÓRICAS DE APRENDIZAGEM”. Imagens Da Educação , 15(3), 67-92. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i3.72919
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores