ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO

ENTRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A PESQUISA

Palavras-chave: Ensino de História, decolonialidade, gênero e sexualidade

Resumo

O objetivo deste artigo é levantar algumas questões com relação à questão de gênero e ensino da história, entendido como um campo em construção. Logo, busca-se apresentar a relação entre o ensino de história e as demandas contemporâneas pela inserção de novos sujeitos e novas formas de sexualidade no âmbito social. Para além, buscamos demonstrar a importância das novas epistemologias para o ensino de história, como a decolonialidade, cujo objetivo maior é contribuir para a formação crítica de alunas e alunos.  Este pode ser um ponto de partida para o maior desenvolvimento da relação entre ensino de história e gênero e, também, para a construção de conhecimento relacionado à aérea do ensino da história. Para tanto, buscou-se o levantamento bibliográfico e a problematização deste, com o objetivo de contribuir para os debates em torno de um campo em construção.

 

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Biografia do Autor

Fernanda de Santos Nascimento, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora substituta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus Jaguarão). 

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Publicado
2025-12-22
Como Citar
Nascimento, F. de S. (2025). ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO. Imagens Da Educação , 15(4), 86-106. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.75168
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores