Análise documental: algumas pistas de pesquisa em psicologia e história

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Profa. adjunta IV, DE, em Psicologia Social e clínica/UFPA.
  • Dolores Galindo Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Cultura Contemporânea/UFMT.
  • Leandro Passarinho Reis Júnior Doutor em Educação/UFPA.
  • Marcelo Moraes Moreira Mestre em Psicologia/UFPA.
  • Amanda Gabriella Borges Magalhães Graduanda de psicologia/UFPA.
Palavras-chave: Documentos, psicologia, história.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de abordar algumas contribuições da pesquisa documental na esfera de conversação de várias áreas e saberes. Uma partilha metodológica é colocada como pressuposto na descrição e na análise de documentos, na formação de arquivos, constituídos de acontecimentos que deixaram restos e marcas, vestígios no tempo e no espaço. O documento não é uma prova e sim uma pista de que algo ocorreu, mas não pode ser restituído em uma totalidade histórica, apenas ser colocado em narrativas com lacunas por meio do tratamento das fontes documentais pelos pesquisadores. As conversas entre saberes da Psicologia e da História são relevantes na análise histórico-documental. Este artigo assinala pistas para acesso e manejo dos arquivos, bem como desafios, dificuldades e relevância de estudos que usem as fontes históricas datadas e situadas espacialmente. A pesquisa documental auxilia na problematização de práticas sociais, da desnaturalização das mesmas e da ruptura com cristalizações.

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Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, Profa. adjunta IV, DE, em Psicologia Social e clínica/UFPA.
Psicológa/UNESP, Mestre em psicologia e sociedade/UNESP, Doutora em História/UNESP. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ-PQ02.Professora de psicologia social/UFPA.
Dolores Galindo, Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Cultura Contemporânea/UFMT.
Psicóloga/UFPE. Mestre e Doutora em Psicologia Social/PUC-SP. Professora adjunta IV em Psicologia Social/UFMT.
Leandro Passarinho Reis Júnior, Doutor em Educação/UFPA.
Psicólogo/UFPA. Mestre em Educação/UEPA.Doutor em Educação/UFPA. Professor de Educação e de Psicologia/UFPA.
Marcelo Moraes Moreira, Mestre em Psicologia/UFPA.
Psicólogo/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA.
Amanda Gabriella Borges Magalhães, Graduanda de psicologia/UFPA.
Graduanda de psicologia/UFPA. Bolsista de IC do CNPQ.

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Publicado
2015-09-30
Como Citar
Lemos, F. C. S., Galindo, D., Reis Júnior, L. P., Moreira, M. M., & Borges Magalhães, A. G. (2015). Análise documental: algumas pistas de pesquisa em psicologia e história. Psicologia Em Estudo, 20(3), 461-469. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.27417
Seção
Artigos originais

 

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