POSIÇÕES CONCEITUAIS EM CRIATIVIDADE

Palavras-chave: Criatividade, conceito, teoria.

Resumo

Analisar conceituações de criatividade a partir de múltiplos posicionamentos teóricos e epistemológicos retrata o objetivo central deste artigo. A psicologia da criatividade, campo de investigação com mais de 70 anos de história, vem desenvolvendo pesquisa e teoria na área, para demonstrar vigor e força em seus esforços científicos. A compreensão do conceito de criatividade, considerando suas transformações ao longo do tempo, fruto da renovação teórica e epistemológica que a área vem vivenciando, configura uma questão central para a pesquisa. Posições conceituais que têm sido praticadas na literatura necessitam ser analisadas, de modo crítico, especialmente por marcarem o ponto de partida de qualquer investigação na psicologia da criatividade. Este artigo vai discutir quatro posições conceituais da criatividade, a saber: a conceituação padrão, conceituação sistêmica, conceituação sócio-histórica e conceituação sociocultural. É a partir de uma visão de criatividade que uma pesquisa terá início. Conhecer os diversos conceitos sobre o fenômeno e reconhecer suas transformações ao longo do tempo apresenta-se como requisito indispensável para estudiosos da área. Para além da análise crítica conceitual, o presente trabalho exercita a inferência acerca de prováveis diálogos entre as posições conceituais da criatividade, a fim de compreender as possibilidades e limitações presentes na comunicação entre teorias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Souza Neves-Pereira, Instituto de psicologia - Universidade de Brasília - UnB
Pedagoga, Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, com Pós-Doutorado pela Universidade de Aalborg, Dinamarca. Investiga processos de desenvolvimento humano e criatividade.

Referências

Amabile, T.M & Hennessey, B.A. (1987). Creativity and learning. Washington, D.C: National Education Association.

Bakhtin, M. M. (2010). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Brolezzi, A. C. (2015). Criatividade, empatia e imaginação em Vigotski e a resolução de problemas em matemática. Educação, Matemática e Pesquisa, 17(4), 791-815.

Connery, M. C. (2010). The social construction of a visual language: On becoming a painter. In M. C. Connery; V. P. John-Steiner & A. Marjanovic-Shane. (Eds). Vygotsky and creativity. A cultural-historical approach to play, meaning making, and the arts (pp.83-105). Peter Lang Publishing: New York.

Connery, M. C. & John-Steiner, V. (2012). The power of imagination: Constructing innovative classrooms through a cultural-historical approach to creative education. Learning Landscapes, 6(1), 129-154.

Corazza, G. E. (2016). Potential Originality and Effectiveness:The Dynamic Definition of Creativity. Creativity research journal, 28(3), 258–267. DOI: 10.1080/10400419.2016.1195627.

Csikszentmihalyi, M. (1996). Creativity. Flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper Collins Publishers.

Csikszentmihalyi, M. (2014). The systems model of creativity. The collected works of Mihaly Csikszentmihalyi. New York: Springer. E-book. DOI 10.1007/978-94-017-9085-7.

Glaveanu, V. P. (2010). Paradigms in the study of creativity: Introducing the perspective of cultural psychology. New Ideas in Psychology, 28(0), 79–93.

Glaveanu, V. P. (2014). Distributed creativity. New York: Springer International Publishing.

Glaveanu, V. P. (2015a). Creativity as a sociocultural act. Journal of Creative Behavior, 49(3), 165-180.

Glaveanu, V. P. (2015b). Unpacking the triad of creativity, culture, and development: An exercise in relational thinking. In A-G Tan & C. Perlet (Eds). Creativity, culture, and development (pp.440-858). Springer: Singapore. E-book DOI 10.1007/978-981-287-636-2.

Glaveanu, V. P. & Kaufmann, J. C. (in press). Creativity: A historical perspective.

Glaveanu, Tanggaard & Wegener. (Eds.). (2016). Creativity – A new vocabulary. London, UK: Palgrave Macmillan.

Guilford, J. P. (1967). The nature of human intelligence. New York, NY: McGraw-Hill.

John-Steiner, V. Connery, M. C. & Marjanovic-Shane, A. (2010). Dancing with the muses: A cultural-historical approach to play, meaning making and creativity. In M. C. Connery; V. P. John-Steiner & A. Marjanovic-Shane. (Eds). Vygotsky and creativity. A cultural-historical approach to play, meaning making, and the arts (pp.4-15). Peter Lang Publishing: New York.

Neves-Pereira, M. S. (2004). Criatividade na Educação Infantil: Um estudo sociocultural construtivista de concepções e práticas de educadores. Tese de Doutorado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.

Neves-Pereira, M. S., & Branco, A. U. (2015). Criatividade na educação infantil: contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores. Estudos de Psicologia, 20(3), 161-172.

Plucker, J. A., & Beghetto, R. A. (2004). Why creativity is domain general, why it looks domain specific, and why the distinction doesn’t matter. In R. J. Sternberg, E. L. Grigorenko, & J. L. Singer (Eds.), Creativity: From potential to realization. (pp. 153–168). Washington, DC: American Psychological Association.

Runco, M. A. & Jaeger, G. J. (2012): The Standard Definition of Creativity, Creativity Research Journal, 24(1), 92-96.

Simonton, D. K. (2016). Defining Creativity: Don’t We Also Need to Define What Is Not Creative? The Journal of Creative Behavior, 0, 1–15. DOI: 10.1002/jocb.137.

Smolucha, F. (1989). The Relevance of Vygotsky's Theory of Creative Imagination for Contemporary Research on Play. Paper presented at the National Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development. Kansas City, MO.

Stein, M. I. (1953). Creativity and culture. Journal of Psychology, 36, 31–322.

Sternberg, R. J. (1988). A three-facet model of creativity. In R. J. Sternberg (Ed.), The nature of creativity: Contemporary psychological perspectives (pp. 125–147). Cambridge, UK.

Torrance, E.P. (1966). Torrance Tests of Creative Thinking: Directions manual and scoring guide. Princeton: Personnel Press.

Valsiner, J. (2014). An invitation to cultural psychology. SAGE: London. ISBN 1473905966 – 9781473905962.

Vygotsky, L. S. (1990). Imagination and creativity in childhood. Soviet Psychology, 28 (1), 84-96.

Vygotsky, L. S. (2009). A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio D´Água.

Weisberg, R.W. (2015). On the usefulness of “value” in the definition of creativity. Creativity Research Journal, 27, 111–124.

Publicado
2018-08-18
Como Citar
Neves-Pereira, M. S. (2018). POSIÇÕES CONCEITUAIS EM CRIATIVIDADE. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.39223
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus