POSIÇÕES CONCEITUAIS EM CRIATIVIDADE
Abstract
Analisar conceituações de criatividade a partir de múltiplos posicionamentos teóricos e epistemológicos retrata o objetivo central deste artigo. A psicologia da criatividade, campo de investigação com mais de 70 anos de história, vem desenvolvendo pesquisa e teoria na área, para demonstrar vigor e força em seus esforços científicos. A compreensão do conceito de criatividade, considerando suas transformações ao longo do tempo, fruto da renovação teórica e epistemológica que a área vem vivenciando, configura uma questão central para a pesquisa. Posições conceituais que têm sido praticadas na literatura necessitam ser analisadas, de modo crítico, especialmente por marcarem o ponto de partida de qualquer investigação na psicologia da criatividade. Este artigo vai discutir quatro posições conceituais da criatividade, a saber: a conceituação padrão, conceituação sistêmica, conceituação sócio-histórica e conceituação sociocultural. É a partir de uma visão de criatividade que uma pesquisa terá início. Conhecer os diversos conceitos sobre o fenômeno e reconhecer suas transformações ao longo do tempo apresenta-se como requisito indispensável para estudiosos da área. Para além da análise crítica conceitual, o presente trabalho exercita a inferência acerca de prováveis diálogos entre as posições conceituais da criatividade, a fim de compreender as possibilidades e limitações presentes na comunicação entre teorias.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Amabile, T.M & Hennessey, B.A. (1987). Creativity and learning. Washington, D.C: National Education Association.
Bakhtin, M. M. (2010). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Brolezzi, A. C. (2015). Criatividade, empatia e imaginação em Vigotski e a resolução de problemas em matemática. Educação, Matemática e Pesquisa, 17(4), 791-815.
Connery, M. C. (2010). The social construction of a visual language: On becoming a painter. In M. C. Connery; V. P. John-Steiner & A. Marjanovic-Shane. (Eds). Vygotsky and creativity. A cultural-historical approach to play, meaning making, and the arts (pp.83-105). Peter Lang Publishing: New York.
Connery, M. C. & John-Steiner, V. (2012). The power of imagination: Constructing innovative classrooms through a cultural-historical approach to creative education. Learning Landscapes, 6(1), 129-154.
Corazza, G. E. (2016). Potential Originality and Effectiveness:The Dynamic Definition of Creativity. Creativity research journal, 28(3), 258–267. DOI: 10.1080/10400419.2016.1195627.
Csikszentmihalyi, M. (1996). Creativity. Flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper Collins Publishers.
Csikszentmihalyi, M. (2014). The systems model of creativity. The collected works of Mihaly Csikszentmihalyi. New York: Springer. E-book. DOI 10.1007/978-94-017-9085-7.
Glaveanu, V. P. (2010). Paradigms in the study of creativity: Introducing the perspective of cultural psychology. New Ideas in Psychology, 28(0), 79–93.
Glaveanu, V. P. (2014). Distributed creativity. New York: Springer International Publishing.
Glaveanu, V. P. (2015a). Creativity as a sociocultural act. Journal of Creative Behavior, 49(3), 165-180.
Glaveanu, V. P. (2015b). Unpacking the triad of creativity, culture, and development: An exercise in relational thinking. In A-G Tan & C. Perlet (Eds). Creativity, culture, and development (pp.440-858). Springer: Singapore. E-book DOI 10.1007/978-981-287-636-2.
Glaveanu, V. P. & Kaufmann, J. C. (in press). Creativity: A historical perspective.
Glaveanu, Tanggaard & Wegener. (Eds.). (2016). Creativity – A new vocabulary. London, UK: Palgrave Macmillan.
Guilford, J. P. (1967). The nature of human intelligence. New York, NY: McGraw-Hill.
John-Steiner, V. Connery, M. C. & Marjanovic-Shane, A. (2010). Dancing with the muses: A cultural-historical approach to play, meaning making and creativity. In M. C. Connery; V. P. John-Steiner & A. Marjanovic-Shane. (Eds). Vygotsky and creativity. A cultural-historical approach to play, meaning making, and the arts (pp.4-15). Peter Lang Publishing: New York.
Neves-Pereira, M. S. (2004). Criatividade na Educação Infantil: Um estudo sociocultural construtivista de concepções e práticas de educadores. Tese de Doutorado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.
Neves-Pereira, M. S., & Branco, A. U. (2015). Criatividade na educação infantil: contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores. Estudos de Psicologia, 20(3), 161-172.
Plucker, J. A., & Beghetto, R. A. (2004). Why creativity is domain general, why it looks domain specific, and why the distinction doesn’t matter. In R. J. Sternberg, E. L. Grigorenko, & J. L. Singer (Eds.), Creativity: From potential to realization. (pp. 153–168). Washington, DC: American Psychological Association.
Runco, M. A. & Jaeger, G. J. (2012): The Standard Definition of Creativity, Creativity Research Journal, 24(1), 92-96.
Simonton, D. K. (2016). Defining Creativity: Don’t We Also Need to Define What Is Not Creative? The Journal of Creative Behavior, 0, 1–15. DOI: 10.1002/jocb.137.
Smolucha, F. (1989). The Relevance of Vygotsky's Theory of Creative Imagination for Contemporary Research on Play. Paper presented at the National Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development. Kansas City, MO.
Stein, M. I. (1953). Creativity and culture. Journal of Psychology, 36, 31–322.
Sternberg, R. J. (1988). A three-facet model of creativity. In R. J. Sternberg (Ed.), The nature of creativity: Contemporary psychological perspectives (pp. 125–147). Cambridge, UK.
Torrance, E.P. (1966). Torrance Tests of Creative Thinking: Directions manual and scoring guide. Princeton: Personnel Press.
Valsiner, J. (2014). An invitation to cultural psychology. SAGE: London. ISBN 1473905966 – 9781473905962.
Vygotsky, L. S. (1990). Imagination and creativity in childhood. Soviet Psychology, 28 (1), 84-96.
Vygotsky, L. S. (2009). A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio D´Água.
Weisberg, R.W. (2015). On the usefulness of “value” in the definition of creativity. Creativity Research Journal, 27, 111–124.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.