RELAÇÕES DE GÊNERO E CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA

  • Luciana Dadico Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Feminismo, linguagem, teoria crítica.

Resumo

Este trabalho apresenta algumas discussões recentes levantadas pela teoria crítica feminista, que contribuem para problematizar a objetividade científica da psicologia. Denuncia-se, primeiramente, falsa neutralidade de gênero que, embutida na ideia de um ser humano genérico, conduz a uma necessária revisão de conceitos supostamente universais. Um desses conceitos é aquele de justiça, que permeia estudos sobre moral em psicologia do desenvolvimento. Ao mesmo tempo, discute-se a predominância de determinado gênero nas universidades, instituindo e legitimando experiências específicas no processo de construção de conhecimentos na área. Exploram-se artigos de autoras feministas identificadas com o campo teórico-crítico, com foco na questão da identidade, bem como nas implicações políticas das concepções de linguagem envolvidas em suas posições. Por fim, dialogando-se com autores da primeira geração da escola de Frankfurt, propõe-se a consideração da dialética entre conceito e experiência para a construção de novos saberes e estratégias visando à igualdade de gênero. Espera-se mostrar que a crítica feminista atingiu pilares importantes da psicologia, que, como ciência, não pode permanecer inerte frente aos desafios que lhe vêm sendo colocados. Os diversos campos da psicologia precisam se mobilizar na construção de estratégias emancipatórias, capazes de assegurar a própria validade dos conhecimentos produzidos pela área.

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Biografia do Autor

Luciana Dadico, Universidade de São Paulo
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora de pós-doutorado pela mesma instituição. Concluiu estágio de doutoramento na Scuola Normale Superiore di Pisa e de pós-doutoramento junto ao programa de Teoria Crítica da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

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Publicado
2016-11-25
Como Citar
Dadico, L. (2016). RELAÇÕES DE GÊNERO E CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA. Psicologia Em Estudo, 21(3), 389-398. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i3.31340
Seção
Artigos originais

 

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