LA RELACIÓN INTRÍNSECA ENTRE LA PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL Y LA EPISTEMOLOGÍA MARXIANA

  • Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões Universidade Federal de Lavras - MG
  • Lígia Márcia Martins Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara
Palabras clave: Vygotsky, Lev Semenovich, marxismo, materialismo dialéctico.

Resumen

En cuanto a las investiduras ideológicas que pretenden enmascarar las bases epistemológicas marxistas de la psicología histórico-cultural, en el artículo en pantalla se pretende contribuir a evidenciar el modo en que el materialismo histórico y dialéctico ha edificado los supuestos esenciales de esta teoría psicológica. Para ello, se estableció la proposición de que los tres pilares metodológicos que fundamentan la crítica marxiana a la sociedad burguesa – que sean, la unidad mínima de análisis, la historicidad categorial y la esencia contradictoria del fenómeno estudiado – amparan, análogamente, el análisis histórico del psiquismo humano como sistema inter-funcional. De este modo, se pretendió demostrar que la arquitectónica epistemológica marxiana sirvió de sostenimiento para la edificación de una psicología legítimamente marxista la cual superó los límites atomísticos de la lógica formal burguesa. Se concluyó que la especificidad metodológica de la psicología histórico-cultural aprehendió el desarrollo de los procesos psicológicos en el movimiento de sus tendencias antagónicas esenciales – representadas por el núcleo contradictorio que contrapone y articula los procesos funcionales elementales y superiores – alcanzando la comprensión de la concreción histórica que conforma la subjetividad humana.

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Biografía del autor/a

Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Universidade Federal de Lavras - MG
Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e é doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara. É professora Adjunto A, classe A, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, alfabetização e desenvolvimento psíquico, formação continuada de professores (as) e acompanhamento de dificuldades de aprendizagem. É líder do grupo de pesquisa Formação docente e Práticas Pedagógicas à luz da Psicologia da Educação e da Didática - FORPEDI e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE - da Universidade Federal de Lavras. 
Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara
Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e em Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (atual UNESP/Bauru), mestrado em Programa de Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Programa Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP câmpus de Bauru. Aposentada como Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, tendo atuado no curso de Graduação em Psicologia - Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Atualmente integra o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e formação de professores. Vice líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Estudos Marxistas em Educação". 

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Publicado
2018-04-08
Cómo citar
Bulhões, L. F. S. S., & Martins, L. M. (2018). LA RELACIÓN INTRÍNSECA ENTRE LA PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL Y LA EPISTEMOLOGÍA MARXIANA. Psicologia Em Estudo, 23, 47-58. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.39177
Sección
Artigos originais

 

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