A RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A EPISTEMOLOGIA MARXIANA

  • Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões Universidade Federal de Lavras - MG
  • Lígia Márcia Martins Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara

Abstract

Considerando as investidas ideológicas que tencionam mascarar as bases epistemológicas marxistas da psicologia histórico-cultural, o artigo em tela visa contribuir para evidenciar o modo como o materialismo histórico e dialético edificou os pressupostos essenciais desta teoria psicológica. Para tanto, estabeleceu-se a proposição de que os três pilares metodológicos que fundamentam a crítica marxiana à sociedade burguesa – quais sejam, a unidade mínima de análise, a historicização categorial e a essência contraditória do fenômeno estudado – amparam, analogamente, a análise histórica do psiquismo humano como sistema interfuncional. Deste modo, objetivou-se demonstrar que a arquitetônica epistemológica marxiana serviu de sustentáculo para a edificação de uma psicologia legitimamente marxista a qual superou os limites atomísticos da lógica formal burguesa. Concluiu-se que a especificidade metodológica da psicologia histórico-cultural apreendeu o desenvolvimento dos processos psicológicos no movimento de suas tendências antagônicas essenciais – representadas pelo núcleo contraditório que contrapõe e articula os processos funcionais elementares e superiores – alcançando a compreensão da concretude histórica que conforma a subjetividade humana.

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Biografie autore

Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Universidade Federal de Lavras - MG
Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e é doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara. É professora Adjunto A, classe A, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, alfabetização e desenvolvimento psíquico, formação continuada de professores (as) e acompanhamento de dificuldades de aprendizagem. É líder do grupo de pesquisa Formação docente e Práticas Pedagógicas à luz da Psicologia da Educação e da Didática - FORPEDI e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE - da Universidade Federal de Lavras. 
Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara
Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e em Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (atual UNESP/Bauru), mestrado em Programa de Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Programa Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP câmpus de Bauru. Aposentada como Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, tendo atuado no curso de Graduação em Psicologia - Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Atualmente integra o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e formação de professores. Vice líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Estudos Marxistas em Educação". 

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Pubblicato
2018-04-08
Come citare
Bulhões, L. F. S. S., & Martins, L. M. (2018). A RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A EPISTEMOLOGIA MARXIANA. Psicologia Em Estudo, 23, 47-58. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.39177
Fascicolo
Sezione
Artigos originais

 

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