PREOCUPACIONES Y COMPORTAMIENTOS RELACIONADOS A LA APARIENCIA FÍSICA DE LOS NIÑOS: UN ENFOQUE CUALITATIVO

  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.
  • Juliana Fernandes Filgueiras Meireles Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Fabiane Frota da Rocha Morgado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
Palabras clave: Imagen corporal, niño, investigación cualitativa.

Resumen

El niño elabora mecanismos internos para la formación de referencias del
propio cuerpo, desde tierna edad, convirtiéndose en una fase de la vida relevante para estudiosos.
Se tuvo por objetivo investigar actitudes relacionadas a la imagen corporal desde
el punto de vista de los niños. Esta investigación cualitativa descriptiva se produjo en cuatro
grupos focales. Participaron 19 niños (10 niñas y 9 niños), de 6 a 11 años (M=8,36±1,42
años), estudiantes de escuelas públicas de Juiz de Fora-MG. Se trataron los datos obtenidos
mediante análisis de contenido categórico. Tres categorías indicaron: preocupaciones
con aspectos específicos del cuerpo; preocupaciones con aspectos generales del cuerpo; y
comportamientos relacionados con el cuerpo. Se concluye que los niños evaluados presentaron
actitudes que indican una preocupación con el cuerpo en aspectos generales y específicos,
además de comportamientos relacionados a la imagen corporal. Se recomienda la
elaboración y adopción de estrategias de terapia e intervención para promover una imagen
corporal positiva en niños.

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Biografía del autor/a

Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.
Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Vida (UFJF-GV). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, atividades circenses, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar, adolescentes e crianças.
Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Professora Adjunta da Associação Unificada Paulista de Ensino (Facsum-JF. Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, karatê, imagem corporal, gestantes e mulheres no pós-parto.
Fabiane Frota da Rocha Morgado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013) - Bolsista FAPESP. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Especialista em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo, certificado pelo CNPq. Possui experiência nas áreas de atividade física adaptada e de aspectos socioculturais do movimento humano, com atuação principal nos seguintes temas: imagem corporal, deficiência visual, metodologia da pesquisa científica, psicometria, atividades aquáticas, educação física escolar, bem como na área da imagem corporal de grupos específicos, tais como: militares, adolescentes e pessoas com deficiência.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa ?Corpo e Diversidade? do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.

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Publicado
2018-08-08
Cómo citar
Neves, C. M., Meireles, J. F. F., Morgado, F. F. da R., & Ferreira, M. E. C. (2018). PREOCUPACIONES Y COMPORTAMIENTOS RELACIONADOS A LA APARIENCIA FÍSICA DE LOS NIÑOS: UN ENFOQUE CUALITATIVO. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.40289
Sección
Artigos originais

 

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