PHYSICAL APPEARANCE CONCERNS AND BEHAVIORS OF CHILDREN: A QUALITATIVE APPROACH

  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.
  • Juliana Fernandes Filgueiras Meireles Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Fabiane Frota da Rocha Morgado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
Keywords: Body image, child, qualitative research.

Abstract

The child develops internal mechanisms for forming references of the body itself, from an early age, becoming a relevant stage of life for researchers. The aim was to investigate attitudes related to body image from the point of view of children. This descriptive qualitative research was conducted in four focus groups. Nineteen children participated (10 girls and 9 boys), aged 6 to 11 years (M=8.36 ±1.42 years old), students of public schools of the city of Juiz de Fora, State of Minas Gerais. The data obtained were treated by categorical content analysis. Three categories emerged from children’s report: concerns about specific aspects of the body; concerns about general aspects of the body and body-related behaviors. It is concluded that the evaluated children presented attitudes that indicate concern with the body in general and specific aspects, besides behaviors related to body image. The development and adoption of therapy and intervention strategies in order to promote a positive body image in children are recommended.

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Author Biographies

Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.
Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Vida (UFJF-GV). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, atividades circenses, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar, adolescentes e crianças.
Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Professora Adjunta da Associação Unificada Paulista de Ensino (Facsum-JF. Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, karatê, imagem corporal, gestantes e mulheres no pós-parto.
Fabiane Frota da Rocha Morgado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013) - Bolsista FAPESP. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Especialista em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo, certificado pelo CNPq. Possui experiência nas áreas de atividade física adaptada e de aspectos socioculturais do movimento humano, com atuação principal nos seguintes temas: imagem corporal, deficiência visual, metodologia da pesquisa científica, psicometria, atividades aquáticas, educação física escolar, bem como na área da imagem corporal de grupos específicos, tais como: militares, adolescentes e pessoas com deficiência.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa ?Corpo e Diversidade? do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.

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Published
2018-08-08
How to Cite
Neves, C. M., Meireles, J. F. F., Morgado, F. F. da R., & Ferreira, M. E. C. (2018). PHYSICAL APPEARANCE CONCERNS AND BEHAVIORS OF CHILDREN: A QUALITATIVE APPROACH. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.40289
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Artigos originais

 

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