INVESTIGANDO EXPERIÊNCIA DE MÃES QUE CANTAM PARA SEUS BEBÊS: EM BUSCA DE SIGNIFICADOS

  • Elizabeth Brown Vallim Brisola Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Vera Engler Cury Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Palavras-chave: Psicologia fenomenológica, relações mãe-criança, canto.

Resumo

Cantar para bebês tem sido parte da vida de mães desde os tempos antigos e em diferentes culturas. O estudo do cantar das mães para seus bebês tende a enfocar como e por que as canções são facilitadoras da comunicação mãe-bebê, identificando seus efeitos e benefícios para a mãe e para o bebê. No entanto, sabe-se pouco a respeito da experiência subjetiva das mães ao cantarem. Esta pesquisa fenomenológica pretende contribuir para esse corpo de conhecimento por meio de uma compreensão psicológica, em busca de significados, a partir da psicologia humanista. Foram realizados encontros dialógicos individuais com 13 mães primíparas, brasileiras e norte-americanas, com filhos de até 18 meses. Narrativas compreensivas baseadas nesses encontros foram redigidas e analisadas pela pesquisadora e uma narrativa síntese foi construída revelando os elementos estruturais da experiência de cantar das mães. Os elementos significativos que emergiram foram: um modo especial de se comunicarem com o filho, possibilitando a construção de um vínculo emocional, uma forma de melhor conhecer seu bebê, um modo de reconhecerem a si mesmas na condição de mães, uma maneira interessante de compartilhar valores pessoais e costumes familiares e um modo criativo de se expressarem. Todos estes significados possibilitam o desenvolvimento do potencial para crescimento pessoal das mães. Este artigo também pretende apresentar uma breve discussão dos resultados no contexto contemporâneo da ciência psicológica e sugere futuros caminhos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Brown Vallim Brisola, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas
Vera Engler Cury, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas

Referências

Amatuzzi, M. M. (2010). Por uma psicologia humana. (3a Ed). Campinas, SP: Editora Alínea.

Baker, F. & Makinlay, E. (2006). Sing, soothe and sleep: A lullaby education programme for first-time mothers, British Journal of Music Education, 23(2), 147-160.

Bonnár, L. (2014). Life and lullabies: Exploring the basis of meaningfulness in parents’ lullaby singing. (Tese de doutorado não publicada). Norges Musikhogskole, Noruega.

XXXX (2017). A experiência de cantar para bebês: um estudo fenomenológico com mães (Tese de doutorado não publicada). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

XXXX & XXXX (2015). Singing your troubles away: The experience of singing from a psychological standpoint—Contributions from a heuristic research. The Humanistic Psychologist, 43(4), 395-408. doi: 10.1080/08873267.2015.1047934

Carolan, M., Barry, M., Gamble, M., Turner, K., & Mascareñas, O. (2012). Experiences of pregnant women attending a lullaby programme in Limerick, Ireland: A quallitative study. Midwifery, 28(3), 321-328.

Conrad, N. J., Walsh, J., Allen, J. M. & Tsang, C. D. (2011). Examining infants' preferences for tempo in lullabies and playsongs. Canadian Journal of Experimental Psychology, 65(3), 168-172. doi: 10.1037/a0023296

Creighton, A. (2011). Mother-infant musical interaction and emotional communication: A literature review. The Autralian Journal of Music Therapy, 22, 37-58.

Creighton, A., Atherton, M. & Kitamura, C. (2013). Singing play songs and lullabies: Investigating the subjective contributions to maternal attachment constructs. Australian Journal of Music Therapy, 24, 17-44.

Csibra, G. (2010). Recognizing communicative intentions in infancy. Mind & Language, 25(2), 141-168.

Davidson, L. (2003). Living outside mental illness: Qualitative studies of recovery in schizophrenia. New York: New York University Press.

de l'Etoile, S. K. (2012). Responses to infant-directed singing in infants of mothers with depressive symptoms. The Arts in Psychotherapy, 39, 353-366.

Hanley, V. J. (2010). The power of song. Community Practitioner, 83(5), 38-39.

Husserl, E. (1954/1970). The crisis of european sciences and transcendental phenomenology: An introduction to phenomenological philosophy. Evanston, IL: Northwestern University Press.

Ilari, B., Chen-Hafteck, L. & Crawford, L. (2013). Singing and cultural understanding: A music education perspective. International Journal of Music Education, 31(2), 202-216. doi: 10.1177/0255761413487281

Kirschenbaum, H. & Henderson, V. L. (Ed.). (1989). Carl Rogers: Dialogues. Boston, MA: Houghton Mifflin.

Levitin, D. J. (2009). The world in six songs. New York, NY: Plume printing.

May, R. (1975). A coragem de criar. (11a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Edição Nova Fronteira.

Moustakas, C. (1977). Creative life. New York, NY: Ban Nostrand Reinhold Company.

Moustakas, C. (1995). Being-in, being-for, being-with. Maryland: Rowman & Littlefield.

O'Gorman, S. (2006). Theoretical interfaces in the acute paediatric context: A psychotherapeutic understanding of the application of infant-directed singing. American Journal of Psychotherapy. 69(3), 271-283.

Oliveira, A. E. G. & XXXX (2016). Cuidar em oncologia: uma experiência para além do sofrimento. Memorandum, 31, 237-258.

Rogers, C. R. (1980). A way of being, Boston, MA: Houghton Mifflin Company.

Searle, S. L. (2010). Natural caregiving practices and mothers’ decisions. (Dissertação de mestrado não publicada). Utah University, Utah.

Stahlschmidt, A. P. M. (2015). Music in the Early Stages of Life: Considerations from Working with Groups of Mothers and Babies. International Scholarly and Scientific Research and Innovation, Paris, 9(1), 1780-1786. scholar.waset.org/1999.10/10000150

Trehub, S. E., Plantinga, J. & Russo, F. A. (2016). Maternal vocal interactions with infants: reciprocal visual influences. Review of Social Development, 25(3). doi 10. 1111/sode.12164

Vlismas, W., Malloch, S. & Burnham, D. (2013). The effects of music and movement on mother-infant interactions. Early Child Development and Care, 183(11), 1669-1688.

Woodhouse, S. S. (2010). Dyadic interaction as precursors to attachment security: Implications for intervention and research. Attachment & Human Development, 12(1-2), 151-157. doi: 10.1080/14616730903381514

Yalom, I. D. & Leszcz. M. (2005). The theory and practice of group psychotherapy (5a ed.). New York, NY: Basic Books.

Zelkowitz, P. & Papageorgiou, A. (2012). Easing maternal anxiety: An update. Women’s Health, 8(2), 205-213. doi: 10.1080/14616730903381514

Publicado
2018-09-12
Como Citar
Brisola, E. B. V., & Cury, V. E. (2018). INVESTIGANDO EXPERIÊNCIA DE MÃES QUE CANTAM PARA SEUS BEBÊS: EM BUSCA DE SIGNIFICADOS. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.36197
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus