SER PROFESSOR/A HOJE: UMA CARTOGRAFIA DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Résumé

A docência é uma profissão envolta em uma diversidade de conceitos e modos de ser-fazer-agir e conhecer a figura do/a professor/a, e suas distintas formas de atuar permitem que se compreenda a amplitude da realidade que cerca esse/a profissional. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções e significados da docência entre professores/as do ensino fundamental de uma escola municipal de Santa Maria/RS. Tendo a cartografia como método, pode-se atentar para os processos que envolvem os sujeitos presentes na pesquisa, possibilitando que problematizações provocassem reflexões. Para tanto, foram realizadas observações e quatro encontros de grupo na escola, nos quais participaram três professoras. Um diário de campo foi utilizado para o registro das narrativas e atividades realizadas. Constatou-se que a profissão docente tem sua construção feita no campo do social, pois tanto a imagem, quanto o que é ser professor/a se constrói ao longo da vida de cada um/a. Também se observou que o exercício da docência ocorre no âmbito do coletivo, pois neste espaço emergem novas perspectivas para a própria atuação profissional, permitindo assim uma forma de escape à lógica adoecedora que envolve a profissão docente. Entende-se que este adoecimento é resultante de processos de subjetivação que se expandem por toda uma rede política, econômica, cultural e social. Diante disto, pode-se apreender que intervenções que envolvem o coletivo podem ser ações potencializadoras de mudanças, tanto no ser como no fazer do/a professor/a em seu cotidiano profissional, corroborando para o seu crescimento pessoal como docente.   

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Bibliographies de l'auteur

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana (UFN).
Psicologa. Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria-RS.
Elysangela Koglin Ulo Limachi, Universidade Franciscana (UFN).

Psicologa pela Universidade Franciscana.

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Publiée
2023-11-23
Comment citer
Zucolotto, M. P. da R., & Elysangela Koglin Ulo Limachi. (2023). SER PROFESSOR/A HOJE: UMA CARTOGRAFIA DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL . Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.55099
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