CONHECIMENTO E MONITORAMENTO METACOGNITIVOS EM TESTES DE CRIATIVIDADE
Résumé
O conhecimento metacognitivo, uma das dimensões da metacognição, pode ser entendido como a compreensão das próprias competências cognitivas. O monitoramento corresponde à capacidade de observar, refletir e experienciar o andamento dos processos cognitivos e tende a ser avaliado por meio da emissão de julgamentos sobre o desempenho. Sob o ponto de vista cognitivo, a criatividade é o nome dado a um grupo de processos que tendem a facilitar a elaboração de novas e inéditas formas de agrupamento. O presente estudo objetivou investigar o conhecimento e o monitoramento metacognitivos de 171 estudantes universitários durante a realização dos Testes de Pensamento Criativo de Torrance – Versões Figural e Verbal. Eles realizaram, coletivamente, os testes de criatividade e foram solicitados a emitir estimativas sobre o seu conhecimento e sobre o seu desempenho. Os resultados indicaram que a relação entre o conhecimento metacognitivo e o desempenho dos participantes nos testes de criatividade foi fraca e não significativa. As correlações entre o monitoramento metacognitivo e o desempenho nos testes seguiram a mesma tendência. Dessa forma, foi possível constatar dificuldades dos universitários em conhecer suas habilidades criativas e avaliá-las de forma precisa.
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