INTERAÇÕES ENTRE MEMÓRIA OPERACIONAL E CRIATIVIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Taís Crema Remoli Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Flávia Heloísa Santos Universidade do Minho, Braga, Portugal

Abstract

A criatividade e a memória operacional são marcadores de sucesso acadêmico e profissional. Paradoxalmente, estudos correlacionais nem sempre encontram associações entre esses constructos, algumas pesquisas evidenciam associações positivas entre os mesmos, e outras, associações negativas. Provavelmente, os achados contraditórios decorrem de parâmetros distintos, sendo importante identificá-los para uma compreensão mais coerente de tais relações. Assim, esta revisão sistemática de literatura teve como objetivo responder às questões: “Qual a relação entre memória operacional e criatividade? Processos mnemônicos de atualização e de recordação serial interferem igualmente na produção de pensamento convergente ou divergente?” Para tanto, um levantamento com descritores específicos gerou 384 artigos encontrados nas bases de dados da Scopus, Web of Science e Pubmed, dos quais, foram selecionados 15 estudos. Apesar da variabilidade metodológica apresentada entre os estudos selecionados, os resultados encontrados sugerem associações entre memória operacional e criatividade, que se explicam pelos processos atencionais, inibitórios, analíticos e motivacionais envolvidos. A revisão sistemática desses estudos permitiu concluir que as características das tarefas experimentais para estudo da criatividade e de memória operacional utilizadas podem influenciar nos resultados obtidos de tal associação. Depreende-se, também, que a sobrecarga de memória operacional pode prejudicar o desempenho criativo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Taís Crema Remoli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Faculdade de Ciências - UNESP, Bauru
Flávia Heloísa Santos, Universidade do Minho, Braga, Portugal
Investigadora do Departamento de Psicologia Básica da Universidade do Minho em Portugal. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Bauru).

Riferimenti bibliografici

Abraham, A., Pieritz, K., Thybusch, K., Rutter, B., Kroger, S., Schweckendiek, J., Stark, R., Widmann S., & Hermann, C. (2014b). Creativity and the brain: uncovering the neural signature of conceptual expansion. Neuropsychologia, 2012, 50(8), 1906-17.

Alloway, T. P. (2006). How does working memory work in the classroom? Educational Research and Reviews, 1(4), 134-139. Recuperado em outubro 9 de http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic951140.files/howDoesWMworkInClassroom-alloway2006.pdf.

Baddeley, A. D. (2007). Working Memory, Thought, and Action. Oxford: Oxford University Press.

Baddeley, A. D., & Logie, R. H. (1999). Working memory: the multiple-component model. In P. Shaw, & A. Miyake (Eds.), Models of working memory: Mechanisms of active maintenance and executive control. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Bento, T. (2014). Revisões sistemáticas em desporto e saúde: Orientações para o planeamento, elaboração, redação e avaliação. Motricidade, 10(2), 107-123.

Colombo, B., Bartesaghi, N., Simonelli, L., & Antonietti, A. (2015) The combined effects of neurostimulation and priming on creative thinking. A preliminary tDCS study on dorsolateral prefrontal cortex. Frontiers in Human Neuroscience, 9, 1-12.

Damasio, A. R. (2001). Some notes on brain, imagination, and creativity. In K. Pfenninge, & V. R. Shubik (Ed.). The origins of creativity (pp. 59-68). Oxford, UK: Oxford University Press.

Furley, P., & Memmert, D. (2015). Creativity and working memory capacity in sports: working memory capacity is not a limiting factor in creative decision making amongst skilled performers. Frontiers in Psychology, 6, 1-7.

García, C. F., Gómez, M. S., Torrano, D. H. (2013) Evaluación y desarrollo de la creatividad. In F. H. R. Piske, & S. Bahia. (Orgs.), Criatividade na escola: O desenvolvimento de Potencialidades, Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e Talentos (pp. 51-68). Curitiba: Jaruá.

Gathercole, S. E., Pickering, S. J., Knight, C., & Stegmann, Z. (2004). Working memory skills and educational attainment: Evidence from national curriculum assessments at 7 and 14 years of age. Applied Cognitive Psychology, 18, 1–16.

Guilford, J. P. (1967). The Nature of Human Intelligence. New York: McGraw-Hill.

Hao, N., Yuan, H., Cheng, R., Wang, Q., & Mark A. R. (2015). Interaction effect of response medium and working memory capacity on creative idea generation. Frontiers in Psychology, 6, 1-8.

Kleibeuker, S. W., Koolschijn, P. C. M. P., Jolles, D. D., Schel, M. A., Dreu, C. K. W. De, & Crone, E. A. (2013) Prefrontal cortex involvement in creative problem solving in middle adolescence and adulthood. Developmental Cognitive Neuroscience, 5, 197–206.

Kleibeuker, S. W., Koolschijn, P. C. M. P., Jolles, D. D., Schel, M. A., Dreu, C. K. W. De, & Crone, E. A. (2013) Prefrontal cortex involvement in creative problem solving in middle adolescence and adulthood. Developmental Cognitive Neuroscience, 5, 197–206.

Mota, M. da. (2000). Uma introdução ao estudo cognitivo da memória a curto prazo: da teoria dos múltiplos armazenadores a memória de trabalho. Estudos de Psicologia, Campinas, 17(3), 15-21, set./dez. 2000.

Nakamo, T. C. (2015). Sugestões práticas e estratégias para o desenvolvimento e treinamento de características associadas à criatividade. In M. F. Morais, L. C. Miranda, & S. M. Wechsler (Orgs.), Criatividade: aplicações práticas em contextos internacionais (pp. 229-256). São Paulo: Vetor.

Oberauer K., Süss H.-M., Wilhelm O., & Wittmann W. (2008). Which working memory functions predict intelligence? Intelligence, 36, 641–652.

Petticrew, M., Roberts, H. (2006). Systematic Reviews in the Social Science – a practical guideline. Malden, US: Blackwell publishing.

Pfeiffer, S. I., & Wechsler, S. M. (2013). Youth leadership: A proposal for identifying and developing creativity and giftedness. Estudos de Psicologia, Campinas, 30(2), 219-229, abril – jun. 2013.

Pinheiro, I. R. Medindo a criatividade na escola e no mundo: a interseção do conhecimento. (2013). In F. H. R. Piske, & S. Bahia, S. (Orgs.), Criatividade na escola: O desenvolvimento de Potencialidades, Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e Talentos (pp. 97-112). Curitiba: Jaruá.

Primi, R., Nakano, T. C., Morais, M. F., Almeida, L. S., & David, A. P. M. (2013). Factorial structure analysis of the Torrance Test with Portuguese students. Estudos de Psicologia, Campinas, 30(1), 19-28, jan. – mar. 2013.

Prieto, M. D., Soto, G., & Vidal, M. C. F. (2013). El aula como espacio creativo. In F. H. R. Piske, & S. Bahia (Orgs.), Criatividade na escola: O desenvolvimento de Potencialidades, Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e Talentos (pp. 33-50). Curitiba: Jaruá.

Runco, M. A., & Jaeger, G. J. (2012). The standard definition of creativity. Creativity Research Journal, 24, 92–96.

Santos, F. H. (2005). Desenvolvimento da Memória Operacional. In: Mello, C. B., Miranda, M. C., Muszkat M. Neuropsicologia do Desenvolvimento: Conceitos e Abordagens (pp. 77-92). São Paulo: Memnon.

Santos, F. H. dos, Silva, P. A. da, Ribeiro, F. S., Dias, A. L. R. P., Frigério, M. C., Dellatolas, G., & Aster, M. von. (2012). Number Processing and Calculation in Brazilian Children Aged 7-12 Years. The Spanish jornal of psychology, 15(2), 513-525.

Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1999). The concept of creativity: prospects and paradigms. In R. J. Sternberg (Ed.), Handbook of creativity (pp. 3–15). Cambridge, MA: Cambridge University Press.

Tan, T., Zou, H., Chen, C., & Luo, J. (2015). Mind wandering and the incubation effect in insight problem solving. Creativity Research Journal, 27, 4, 375-382.

Uehara, M, & Landeira-Fernandez, J. (2010). Um panorama sobre o desenvolvimento da memória de trabalho e seus prejuízos no aprendizado escolar. Ciências & Cognição, 15(2), 031-041.

Wiley, J., & Jarosz, A. F. (2012). Working memory capacity, attentional focus, and problem solving. Curr. Dir. Psychol. Sci, 21, 258–262.

Yeh, Y., Lai, G. J., Lin, C. F., Lin, C. W., & Sun, H. C. (2015). How stress influences creativity in game-based situations: Analysis of stress hormones, negative emotions, and working memory. Computers & Education, 81, 143-153.

Pubblicato
2017-03-28
Come citare
Remoli, T. C., & Santos, F. H. (2017). INTERAÇÕES ENTRE MEMÓRIA OPERACIONAL E CRIATIVIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA. Psicologia Em Estudo, 22(1), 53-65. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.32518
Sezione
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus