EXPECTATIVAS ACADÊMICAS DE INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado;, expectativas acadêmicas;, formação profissional.

Resumo

As mudanças realizadas recentemente no Ensino Médio, incluindo a formação técnica-profissional, impõe aos alunos ingressantes alguns desafios. Conhecer suas expectativas, no início da caminhada, pode ser uma importante estratégia para apoio no enfrentamento das situações durante a formação. O presente estudo teve o objetivo de identificar e descrever as Expectativas Acadêmicas de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) de escolas públicas dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. A partir de entrevistas com 33 participantes, 15 do sexo feminino, foram identificadas e descritas as expectativas que os alunos possuem para o processo de formação profissional. A abordagem qualitativa com metodologia de análise dos discursos, utilizando-se o Software IRAMUTEQ, partiu da criação de um corpus com as entrevistas para caracterizar o que esperam sobre o compromisso social e acadêmico, a ampliação das relações interpessoais, a perspectiva de sucesso profissional e a preocupação com a autoimagem. Pelos dados coletados, os alunos ingressantes valorizam a possibilidade de realizar atividades pedagógicas, como feiras científicas, debates, seminários e conferências, associadas à prática esportiva e a eventos culturais proporcionados pelas escolas. Esperam ter uma profissão valorizada socialmente, embora saibam que alcançar um bom salário, com o cenário econômico atual, é um grande desafio. De forma geral, há um desejo de chegar a cursar uma universidade e, para isso, pretendem alcançar melhores notas no decorrer do EMI. Os resultados também apontaram que há uma grande preocupação que ao final do curso sintam-se frustrados com a qualificação que escolheram.

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Publicado
2025-12-16
Como Citar
Medeiros, H. C. P., & Benevides Soares, A. (2025). EXPECTATIVAS ACADÊMICAS DE INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.59660
Seção
Artigos originais

 

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