INTERVENÇÃO MUSICOTERÁPICA PARA MÃE-BEBÊ PRÉ-TERMO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA UTI NEONATAL
Résumé
O presente relato de experiência descreve a Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo – IMUSP, que visa sensibilizar a mãe a cantar para seu bebê pré-termo, durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A IMUSP está prevista para oito sessões, alternadas entre sessões individuais com a mãe e sessões com mãe-bebê. Na implementação da IMUSP, a musicoterapeuta realizou a intervenção na UTINeo de um hospital público com nove mães e bebês prematuros. Foram encontrados vários desafios relativos à disponibilidade das famílias atendidas e às exigências do hospital. Em função disso, foi necessário adaptar a IMUSP, flexibilizando o número de sessões, o tipo de atividades propostas, bem como a alternância entre sessões com a mãe e com mãe-bebê. Evidências sugerem que a IMUSP contribuiu para o ‘empoderamento’ da mãe e do bebê, e para a ‘musicalidade comunicativa’ da díade, fortalecendo a interação mãe-bebê pré-termo. A IMUSP é uma intervenção de baixo custo com grande potencial de impacto a longo prazo, uma vez que, além de oferecer apoio à díade na UTINeo, orienta a mãe para que possa cantar autonomamente para seu bebê durante a internação e após a alta hospitalar. Futuros estudos são necessários para ampliar a aplicação da IMUSP e verificar os seus benefícios a curto e longo prazo para a mãe, o bebê pré-termo e a interação mãe-bebê.
Téléchargements
Références
Ak, J., Lakshmanagowda, P. B., Pradipe, G. C .M. P., & Goturu, J. (2015). Impact of music therapy on breast milk secretion in mothers of premature newborns. Journal of Clinical and Diagnostic Research, 9(4), CC04-6. doi: 10.7860/JCDR/2015/11642.5776
Als, H. (2009). NIDCAP: testing the effectiveness of a relationship-based comprehensive intervention. Pediatrics, 124(4), 1208-1210. doi:10.1542/peds.2009-1646
Arnon, S., Diamant, C., Bauer, S., Regev, R., Sirota, G., & Litmanovitz, I. (2014). Maternal singing during kangaroo care led to autonomic stability in preterm infants and reduced maternal anxiety. Acta Paediatrica, 103, 1039-1044. doi:10.1111/apa.12744
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. (2015). Critério de Classificação Econômica Brasil. Recuperado de: http://www.abep.org/criterio-brasil
Benenzon, R. O., Gainza, V., & Wagner, G. (2008). La nueva musicoterapia (2nd ed.). Buenos Aires, AR: Lumen.
Bieleninik, Ł., Ghetti, C., & Gold, C. (2016). Music therapy for preterm infants and their parents: A meta-analysis. Pediatrics, 138(3), e20160971. doi: 10.1542/peds.2016-0971
Cevasco, A. M. (2008). The effects of mothers’ singing on full-term and preterm infants and maternal emotional responses. Journal of Music Therapy, 45(3), 273-306. doi: 10.1093/jmt/45.3.273
Cleveland, L. M. (2008). Parenting in the neonatal intensive care unit. JOGNN, 37, 666- 691. doi: 10.1111/j.1552-6909.2008.00288.x
Ettenberger, M., Odell-Miller, H., Cárdenas, C. R., Serrano, S. T., Parker, M., & Llanos, S. M. C. (2014). Music therapy with premature infants and their caregivers in colombia – a mixed methods pilot study including a randomized trial. Voices: A World Forum for Music Therapy, 14(2). Recuperado de: https://voices.no/index.php/voices/article/view/756
Filippa, M., Devouche, E., Arioni, C., Imberty, M., & Gratier, M. (2013). Live maternal speech and singing have beneficial effects on hospitalized preterm infants. Foundation Acta Pædiatrica, 102(10), 10171020. doi: 10.1111/apa.12356
Garunkstiene, R., Buinauskiene, J., Uloziene, I., & Markuniene, E. (2014). Controlled trial of live versus recorded lullabies in preterm infants. Nordic Journal of Music Therapy, 23(1), 71-88. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1080/08098131.2013.809783
Haslbeck, F. B. (2014). The interactive potential of creative music therapy with premature infants and their parents: a qualitative analysis. Nordic Journal of Music Therapy, 23(1), 36-70. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1080/08098131.2013.790918
Haslbeck, F. B. (2012). Music therapy for premature infants and their parents: an integrative review. Nordic Journal of Music Therapy, 21(3), 203-226. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1080/08098131.2011.648653
Howson, C. P., Kinney, M. V., & Lawn, J. E. (Eds.). (2012). Born too soon: the global action report on preterm birth. Geneva, SW: World Health Organization.
Korja, R., Latva, R., & Lehtonen, L. (2012). The effects of preterm birth on mother–infant interaction and attachment during the infant’s first two years. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, 91(2), 164-173. doi: 10.1111/j.1600-0412.2011.01304.x
Loewy, J. (2015). NICU music therapy: song of kin as critical lullaby in research and practice. Annals of the New York Academy of Sciences, 1337(1), 178-185. doi: 10.1111/nyas.12648
Malloch, S., Shoemark, H., Črnčec, R. N. C., Paul, C., Prior, M., & Coward, S. (2012). Music therapy with hospitalized infants – the art and science of communicative musicality. Infant Mental Health Journal, 33(4), 386-399. doi: 10.1002/imhj.21346
Malloch, S., & Trevarthen, C. (Eds.). (2009). Communicative musicality. exploring the basis of human companionship. Oxford, UK: Oxford University Press.
McMahon, E., Wintermark, P., & Lahav, A. (2012). Auditory brain development in premature infants: the importance of early experience. Annals of the New York Academy of Sciences, 1252(1), 17-24. doi: 10.1111/j.1749-6632.2012.06445.x
Nakata, T., & Trehub, S. E. (2004). Infants’ responsiveness to maternal speech and singing. Infant Behavior & Development, 27(4), 455-456. doi:10.1016/j.infbeh.2004.03.002
Palazzi, A. (2016). Contribuições da musicoterapia para a díade mãe-bebê pré-termo na UTI Neonatal (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Palazzi, A., Meschini, R., & Piccinini, C. A. (2014b). Entrevista sobre o histórico sonoro- musical da mãe. Instrumento não publicado.
Palazzi, A., Meschini, R., & Piccinini, C. A. (2014a). Intervenção musicoterápica para mãe- bebê pré-termo - IMUSP. Material não publicado.
Palazzi, A., Nunes, C. C., & Piccinini, C. A. (2018). Music therapy and musical stimulation in the context of prematurity: a narrative literature review from 2010 to 2015. Journal of Clinical Nursing, 27(1-2), e1-e20. doi: 10.1111/jocn.13893
Palazzi, A., Meschini, R., & Piccinini, C. (2017). Music therapy intervention for the mother-preterm infant dyad: evidence from a case study in a brazilian NICU. Voices: A World Forum For Music Therapy, 17(2). doi:10.15845/voices.v17i2.916
Shaw, R. J., Lilo, E. A., Storfer-Isser, A., Ball, M. B., Proud, M. S., Vierhaus, N. S., … Horwitz, S. M. (2014). Screening for symptoms of postpartum traumatic stress in a sample of mothers with preterm infants. Issues in Mental Health Nursing, 35(3), 198-207.
Standley, J. M. (2012). Music therapy research in the NICU: an updated meta-analysis. Neonatal Network: The Journal of Neonatal Nursing, 31(5), 311-316.
Trehub, S. E., Becker, J., & Morley I. (2015). Cross-cultural perspectives on music and musicality. Philosophical Transactions Royal Society B., 370(1664), 20140096. http://dx.doi.org/10.1098/rstb.2014.0096
Sutton, P. S., & Darmstadt, G. L. (2013). Preterm birth and neurodevelopment: a review of outcomes and recommendations for early identification and cost-effective interventions. Journal of Tropical Pediatrics, 59(4), 258-65. doi: 10.1093/tropej/fmt012
White-Traut, R., Norr, K. F., Fabiyi, C., Rankin, K. M., Li, Z., & Liu, L. (2013). Mother- infant interaction improves with a developmental intervention for mother-preterm infant dyads. Infant Behavior and Development, 36(4), 694-706. doi:10.1016/j.infbeh.2013.07.004
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.