INTERVENÇÃO MUSICOTERÁPICA PARA MÃE-BEBÊ PRÉ-TERMO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA UTI NEONATAL

  • Ambra Palazzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-6946-4661
  • Rita Meschini Instituto de Reabilitação Santo Stefano
  • Cesar Augusto Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Prematuridade, unidade de terapia intensiva neonatal, musicoterapia.

Resumo

O presente relato de experiência descreve a Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo – IMUSP, que visa sensibilizar a mãe a cantar para seu bebê pré-termo, durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A IMUSP está prevista para oito sessões, alternadas entre sessões individuais com a mãe e sessões com mãe-bebê. Na implementação da IMUSP, a musicoterapeuta realizou a intervenção na UTINeo de um hospital público com nove mães e bebês prematuros. Foram encontrados vários desafios relativos à disponibilidade das famílias atendidas e às exigências do hospital. Em função disso, foi necessário adaptar a IMUSP, flexibilizando o número de sessões, o tipo de atividades propostas, bem como a alternância entre sessões com a mãe e com mãe-bebê. Evidências sugerem que a IMUSP contribuiu para o ‘empoderamento’ da mãe e do bebê, e para a ‘musicalidade comunicativa’ da díade, fortalecendo a interação mãe-bebê pré-termo. A IMUSP é uma intervenção de baixo custo com grande potencial de impacto a longo prazo, uma vez que, além de oferecer apoio à díade na UTINeo, orienta a mãe para que possa cantar autonomamente para seu bebê durante a internação e após a alta hospitalar. Futuros estudos são necessários para ampliar a aplicação da IMUSP e verificar os seus benefícios a curto e longo prazo para a mãe, o bebê pré-termo e a interação mãe-bebê.

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Biografia do Autor

Ambra Palazzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Canto Lírico - Conservatorio di Musica G.B. Pergolesi, Fermo (2008) e em Mestieri della Musica e dello Spettacolo - Universita Degli Studi Di Macerata (2007). Especialista em Musicoterapia - CEP, Corso Quadriennale di Musicoterapia - Pro Civitate Christiana, Assisi (2012). Especialista em Neuropsicologia - UFRGS (2013). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (2016), Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (2016). Tem experiência em musicoterapia e educação musical. Áreas de interesse: desenvolvimento infantil, prematuridade, interação mãe-bebê, musicoterapia, neuropsicologia.
Rita Meschini, Instituto de Reabilitação Santo Stefano
Musicoterapeuta, formada em 1996 pelo Cefig Antoniano (Bolonha, Itália), graduada em Piano em 1989 e em Filosofia em 2011. Desde 1997 é coordenadora do Serviço de Musicoterapia no Instituto de Reabilitação S. Stefano (Porto Potenza Picena, Itália) onde desenvolve trabalho clínico e de formação em musicoterapia nas graves lesões cerebrais adquiridas e nos transtornos de consciência. Professora de Pós-Graduação nas Faculdades de Música de Ferrara e L’Aquila (Itália). Supervisora de musicoterapia na Associação Italiána dos profissionais da Musicoterapia (A.I.M.)
Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Professor Titular da UFRGS, atuando na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Dedica-se à pesquisa sobre os aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para as relações familiares na infância, transição para a maternidade e paternidade e avaliação de intervenções precoces. As pesquisas e intervenções envolvem diferentes contextos de desenvolvimento infantil, tais como: prematuridade, depressão pós-parto, gravidez adolescente, malformação, doença crônica, HIV/Aids, problemas de comportamento, nascimento do segundo filho e ingresso na creche.

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Publicado
2019-06-03
Como Citar
Palazzi, A., Meschini, R., & Piccinini, C. A. (2019). INTERVENÇÃO MUSICOTERÁPICA PARA MÃE-BEBÊ PRÉ-TERMO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA UTI NEONATAL. Psicologia Em Estudo, 24. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.41123
Seção
Relato de Experiência

 

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